Por Walter Sorrentino*, para o Vermelho
Convenção Nacional: PCdoB com Dilma |
Articulistas conservadores apressam-se a dizer que se trata de um “bacanal” político. Mas essa é a realidade do sistema político e federativo do país. Para alterá-lo se torna imprescindível uma reforma política que fortaleça os partidos e sua identidade programática. Como se sabe, isso só será mais efetivo com o voto em listas partidárias, além de assegurar proibição de financiamento privado corporativo às campanhas.
O PCdoB chega à sua Convenção Nacional com definições claras e coerentes. Sustenta sua identidade e lugar político coerente, seu alinhamento nacional-estadual. Em todo o Brasil, o PCdoB alinhou-se com forças largas capazes de sustentar a campanha de Dilma Rousseff à reeleição. Do Acre a Pernambuco, do Rio Grande do Sul ao Maranhão, o PCdoB se orienta por esse primado. Ao mesmo tempo, construiu condições para perseguir seu projeto político eleitoral, perseguido diligentemente ao longo do último ano, tendente a buscar a marca de um governador, mais dois senadores, 20 deputados federais e mais de 40 estaduais.
O quadro que se compôs nos 27 estados compreende o lançamento de Flávio Dino ao governo do Maranhão, as candidaturas ao Senado de Perpétua Almeida no Acre, Ricardo Gomyde no Paraná, Inácio Arruda no Ceará e Edvaldo Nogueira em Sergipe - estas duas últimas em disputa até a undécima hora. Alcançou a indicação de candidato ou candidata a vice-governador em São Paulo, no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
Convenção do PCdoB no Maranhão |
Com o PSB nos estados serão 4 alianças - PE, PB, AP, ES - uma ou duas das quais contarão também com o PT de Dilma. Em SC e RN o PCdoB forma com o PSD, comprometido com a campanha Dilma, e oferece a candidatura a vice no RN. Finalmente, no CE o PCdoB vai com o governador Cid Gomes, do PROS, também com o PT.
O PCdoB não se comprometerá politicamente com campanha de candidatos ao Senado comprometidos com a oposição a Dilma Rousseff, mesmo que integrem a coligação estadual, como é o caso de Goiás.
O PCdoB vai à luta com ideias claras de seguir mudando o país, com Dilma reeleita.
Apresentou um conjunto de ideias e propostas para o Programa de Governo da candidata.
São essas as construções feitas nas convenções nacional e estaduais. Até a última hora, como se sabe, surpresas advêm. Mas o fundamental está assegurado: uma ampla perspectiva nos 27 estados para campanha de sustentação a Dilma e, nesse terreno, perseguir o projeto do PCdoB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário