30 de outubro de 2013

SINPROESEMMA realiza Ato de Repúdio contra os cortes no orçamento do Estado para 2014

Júlio Pinheiro e diretores do SINPROESEMMA ouvem a fala do Cabo Campos em apoio à educação
Centenas de trabalhadores e trabalhadores compareceram hoje pela manhã em frente à Assembleia Legislativa para o Ato de Repúdio em sinal de protesto contra a maldade do governo do estado em propor cortes em diversas áreas sociais principalmente na educação na LOA 2014.

Diretores do Sindicato revezaram-se nas falas destacando os abusos cometidos pelo governo.

Após Ato de Repúdio os trabalhadores adentraram as dependências da Assembleia onde realizaram no Plenarinho reunião para pedir o apoio dos Deputados.

Júlio Pinheiro, do SINPROESEMMA
“É um governo de televisão. Não mais que isso.”, diziam os professores presentes, irritados com expressão de revolta e indignação no rosto.

O presidente do SINPROESEMMA ressalta que o Sindicato tem o compromisso de atuar em defesa da sociedade e dos interesses da educação.

Júlio Pinheiro fala observado por Guterres, da CTB, e pelos Deputados Rubens Jr e Cezar Pires
“A diminuição do orçamento é grave e preocupa além da sociedade, a própria Direção e os trabalhadores, porque, com os cortes, o governo deixa claro que não quer acabar com o analfabetismo.”, ressalta Júlio Pinheiro.

Júlio lembra ainda que "a surpresa do não cumprimento da demanda integral acertada no Acordo pós-greve em junho último deixou os trabalhadores apreensivos e desconfiados. E agora, com o corte no orçamento, isso nos preocupa ainda mais.".

Os deputados Bira do Pindaré e Rubens Jr. estiveram presentes além do líder do governo na Assembleia, Deputado Cezar Pires.

A CTB também esteve presente ao ato em apoio aos trabalhadores em educação.

Guterres da CTB
Júlio Guterres, Presidente da Cenral no Maranhão, questionou o governo na medida em que “ele (o governo)sabia da demanda e simplesmente não considerou a pauta dos trabalhadores com os cortes no orçamento.”.

O SINPROESEMMA deixou claro que quer que os deputados se comprometam a emendar LOA para "garantir pelo menos mais 300 milhões de reais, garantindo assim o que é devido aos trabalhadores."

“Não podemos ficar numa lógica que para nós e para a sociedade fica a impressão de ser uma proposta meramente eleitoreira, sem compromisso com a educação.”, disse enfaticamente o presidente do SINPROESEMMA.

Sobre os cortes, o líder do governo, Cezar Pires limitou-se apenas a afirmar que "os cortes foram em função da redução dos recursos do FUNDEB para o Maranhão".", argumento rebatido pelo deputado Rubens Jr que enfatizou o aumento no orçamento geral do estado para 2014.

Deputado Rubens Junior (PCdoB)
De acordo com Rubens "houve redução do FUNDEB por um lado. mas por outro, o orçamento geral do estado para 2014 é 1 bilhão de reais maior que o de 2013 mesmo considerando esse corte de receita do FUNDEB"."

O deputado estadual Rubens Jr. destacou ainda que “o governo pode até alegar que a peça orçamentária é meramente fictícia. Mas o orçamento é um espelho que reflete a imagem do próprio governo.”.

Rubens cobrou do governo e ameaçou que "caso o governo não altere as distorções da proposta o Bloco Parlamentar de oposição proporá emenda que garanta os compromissos com os outros setores, sobretudo da educação."

Nenhum comentário: