24 de junho de 2014

Em carta a Maradona, Fidel Castro destaca nível elevado do Futebol

Maradona e Fidel
O Comandante em Chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, enviou nesta terça-feira (24) uma mensagem ao “Pibe de Ouro” Diego Armando Maradona, por motivo de seu exitoso programa intitulado “De Canhota” (em espanhol De Zurda) na rede Telesur, junto ao reconhecido jornalista Víctor Hugo Morales.

Na mensagem, Fidel transmite uma saudação a Lionel Messi, que classifica como “formidável atleta que dá glória ao nobre povo da Argentina”.


Fidel e Maradona se encontram em Havana em 2013 Fidel e Maradona se encontram em Havana em 2013

Na emissão da noite passada, Victor Hugo leu a carta e Maradona respondeu: “Obrigado, mestre. Cada vez que o menciono, é como um segundo pai para mim. Sempre me cuidou e o fez bem. Só tenho agradecimentos para ele”.

Leia a carta de Fidel a Maradona.

“Inesquecível amigo:

Todos os dias tenho o prazer de assistir a teu programa, pela Telesur, sobre a Copa Mundial de Futebol; graças a isso, posso observar o extraordinário nível desse universal esporte.

Não creio possível uma educação adequada para os jovens de qualquer país sem o esporte, e no caso específico dos homens, sem incluir o futebol.

Eu sou político, mas quando criança, adolescente e jovem, fui desportista, e a esta nobre prática dediquei a maior parte de meu tempo livre.

Admiro tua conduta por numerosas razões. Tive o privilégio de conhecer-te quando triunfaram as ideias mais justas de nosso povo e nenhum poder pôde esmagá-las.

Nada estreitou tanto nossas relações como latino-americanos. Tu venceste as provas mais difíceis e como atleta e jovem de origem humilde.

Como a ti, saúdo Messi, formidável atleta que dá glória ao nobre povo da Argentina; que nada possa separar o que ambos têm de glória e prestígio, apesar dos mesquinhos esforços dos intrigantes.

Felicito igualmente a Telesur, que tem enriquecido este caloroso verão, e saúdo fraternalmente os excelentes e prestigiosos futebolistas de Nossa América, sem esquecer, é claro, o magnífico e visionário Víctor Hugo Morales, que descobre tuas qualidades e tanto tem divulgado o nobre valor do esporte e ao povo argentino que vocês representam com honra.

Certamente, Diego, nunca esquecerei a amizade e o apoio que sempre brindaste ao Líder Bolivariano Hugo Chávez, promotor do esporte e à Revolução da América Latina e aos povos subjugados do mundo.

Fraternalmente,

Fidel Castro Ruz"

Nenhum comentário: