O objetivo do Congresso é discutir a conjuntura política nacional e estadual, avaliar a trajetória da Central no Maranhão nos últimos quatro anos, aprovar o Plano de Luta, escolher os delegados maranhenses ao congresso nacional da CTB e eleger a nova direção estadual da entidade.
Um dos temas mais palpitantes do Congresso Estadual da CTB será a discussão sobre a participação do movimento sindical nas eleições do próximo ano, que no plano estadual aponta para o apoio independe e autônomo à candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino, ao governo.
A CTB é uma nova central sindical criada em 2008, a partir de correntes sindicais que romperam com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Uma das causas do rompimento foi a divergência em relação à organização sindical. Sinproesemma, Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal), Sindicato dos Vigilantes (Sindvig-MA), STTR de Zé Doca, são algumas entidades estaduais filiadas à CTB.
No Maranhão, a CTB é presidida pelo professor Júlio Guterres, que também é diretor de Comunicação do SINPROESEMMA. A vice-presidente é Maria do Socorro Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mirinzal. No total, a diretoria é composta de 33 cargos, incluindo o Conselho Fiscal, eleitos no 2º Encontro Estadual da Central, em julho de 2009.
Nos últimos quatro anos, a CTB Maranhão participou do Grito da Terra e pela luta por Reforma Agrária, das denúncias dos acidentes e doenças do trabalho, das campanhas unificadas pela jornada de 40 horas semanais, da luta pela devolução do Hospital Carlos Macieira aos servidores públicos estaduais e das comemorações do 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores – e do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, entre outros.
Fonte: CTB Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário