28 de novembro de 2013

UNE emite Nota em apoio aos estudantes da UFMA

NOTA DA UNE

A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE, após tomar conhecimento dos acontecimentos noticiados pela imprensa, pelas redes sociais das pautas reivindicadas pelos alunos relacionados referentes à Moradia Estudantil na Universidade Federal do Maranhão, vem por meio desta se solidarizar com os alunos e com todos os que lutam e reivindicam uma assistência estudantil digna e de qualidade, que possa permitir a sua integral permanência e formação na universidade Pública Brasileira.

Nós, entendemos e sempre defendemos uma opinião deque a assistência estudantil não se resume apenas na sua forma mais básica como auxilio alimentação e moradia, mas sim lutamos e sempre exigiremos uma assistência completa e integral, garantindo não só a sua forma mais básica, mas acesso a Creche, a Cultura, a Saúde, ao Lazer, ao Esporte, ao Cinema, ao Teatro, ao Ensino, a Pesquisa, a Extensão e outros meios que possibilitem uma melhor capacitação dos sujeitos envolvidos, de modo que no futuro possam garantir um melhor retorno para a sociedade, Ludovicense, Maranhense, Brasileira.

Os avanços na Educação Brasileira se dão ao longo da ultima década, e sempre foi uma pauta importante no histórico da Entidade, lutamos e defendemos o projeto de Reestruturação e Expansão da Universidade Brasileira – REUNI, projeto esse que possibilitou o acesso de milhares de estudantes ao ensino publico brasileiro, da mesma forma se deu o PROUNI e o Ciências sem Fronteiras, entendemos essas conquistas com um avanço para o país e para a educação, mas é preciso termos a clareza que esses avanços foram pontuais e importantes mas queremos mais, sendo que no ultimo CONUNE foi aprovado a pauta de luta para o próximo biênio que a maior bandeira de luta da entidade será a mobilização pelo aumento dos recursos públicos para a Assistência Estudantil no Brasil, de modo que foram garantidos pelo fundo social do Pré-Sal mais recursos para a educação e para a saúde, mas entendemos que ainda é muito pouco diante de nossas expectativas de melhorias e avanços para a educação publica brasileira.

A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE, através dos seus diretores vem se posicionar e reivindicar pelos alunos da Universidade Federal do Maranhão referentes à Moradia Estudantil na Universidade Federal do Maranhão, viemos solicitar um posicionamento oficial da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis em relação a: 1. Acordo sobre a moradia no campus; 2. Garantia de Moradia para os Alunos da UFMA; 3. Programa de Assistência estudantil; 4. Plano de Assistência Estudantil.

Aproveitamos também para pontuar uma pauta que é impar para a nossa universidade no que trata da Creche Universitária dentro do campus para que atenda as necessidades de quem não é residente mais precisa de um local seguro pra que possa deixar seus filhos enquanto esta em sala de aula, o outro é em relação ao transporte público municipal da Cidade de São Luís, visto que ambos compõem a pauta referente à assistência estudantil.

Aproveitamos de já para convoca-los para essa mobilizações.

Nenhum comentário: