16 de março de 2011

Vice-Reitor da UFMA e também Doutor em Física Atômica e Molecular diz que São Luís pode sim ser atingida por uma Tsunami. Leia opinião.





A Ilha de São Luís pode ser atingida por um tsunami?

Entenda como se formam as ondas gigantes em texto de Doutor em Física Atômica e Molecular da UFMA

Um tsunami ou maremoto é um conjunto de ondas causada pelo deslocamento de um grande volume de massa,como um oceano ou um grande lago. Eles são causados por terremotos, erupções vulcânicas, impactos de meteoros ou corpos celestres, outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa além de outros distúrbios acima ou abaixo da água.

No caso especifico que aconteceu no Oceano Pacifico, na região nordeste do Japão,o fenômeno foi provocado por um forte terremoto que alcançou uma magnitude de 8,9 graus na escala Ritcher, formando ondas de até 10 metros de altura.

Os continentes estão em movimento continuo que se apóiam em placas tectônicas, que como balsas da crosta terrestre se colidem e se afastam, navegando sobre o material mais mole que fica abaixo. Para melhor compreensão as placas tectônicas são como uma casca de um ovo quebrada em varias partes. Embora tenha fluidez, o deslocamento das placas provoca atrito acumulando energia, gerando falhas geológicas. Embora apareça simples mais antes que aconteça a falha, que são de vários tipos, é necessários que a energia vença a resistência e a estrutura das rochas. No momento que a energia vence haverá uma acomodação das placas, liberando energia na forma sísmica causando o terremoto e a formação de falhas.

O tsumani acontece porque o choque entre as placas provoca um tremor de terra no fundo do mar provocando o aparecimento de várias ondas. Pode-se observar isto utilizando um recipiente cheio de água, uma bacia, por exemplo, e desse uma batida no seu fundo. Quanto mais intensa for a batida maior será o numero de onda e com menor comprimento de onda. Esta relação é importante pois quanto menor o comprimento de onda mais rápida esta onda se descola, chegando a uma velocidade de 800 km/h, não tendo uma rápida atenuação. A medida que essas ondas se propagam e encontram obstáculos, como a depressão do terreno nos continentes, ela se somará, aumentando a amplitude formando ondas gigantes, invadindo a superfície. Por isso que um sinal visível da chegada de um tsunami é o esvaziamento muito rápido do mar na costa dos continentes.

No Brasil a ocorrência de terremotos de magnitudes consideralveis são raros, como toda costa leste da América, costa oeste Africana e Europa.

Para que um Tsumani desta magnitude atingisse a Ilha de São Luís o tremor ou outro fator que o gerasse deveria acontecer no Oceano Atlântico ou golfo do México.


Prof. Dr. Antonio José Silva Oliveira é Doutor em Física Atômica e Molecular,do Departamento de Física, e vice-reitor da UFMA

Fonte:www.ufma.br

2 comentários:

Michelle Sena® disse...

É, mas o Japão se diferencia do Maranhão por estar tecnologicamente preparado para tsunamis (e olhe o estrago que causou esta última, apesar desse detalhe fundamental) ... já o Maranhão...

Marden Ramalho disse...

verdade, micchelle. veja, o número de vítimas. relativamente pequeno levando-se em conta o a dimensão dos fenômenos 'terremoto e tsunami'.

algumas opiniões dão conta de que esse desastree poderia ocorrer aqui pelas a´reas do atlântico, mais precisamente na região das ilhas canárias, bem ali, próximo a africa, sudoeste da europa, mais ou menos.

de qualquer forma, esperemos os desdobramentos, ou os 'dobramentos' tectônicos.

valeu pela participação no Blog.