2 de setembro de 2009

Encontro Nacional da FITERT debate questões de conjuntura e direitos dos trabalhadores

Entre os dias 28 e 30 de agosto, ocorreu o I Encontro Nacional Jurídico da FITERT, em Vila Velha (ES), que contou com a presença de 70 participantes, advogados e sindicalistas de todo o país. Foram realizadas mesas sobre variados temas pertinentes aos setores jurídicos dos sindicatos, como a Lei 6.61578, que regulamenta a profissão de radialista. Participaram do encontro representantes do DF e dos seguintes estados: BA, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PE, PI, RJ, RR, SE e SP.
A avaliação dos coordenadores do evento – o secretário de Finanças, José Antônio Silva e do vice-coordenador, Petrônio Lucas – é que o encontro foi altamente positivo para a categoria, pois sinaliza avanços nas discussões sobre inúmeras questões jurídicas tratadas. Também proporcionou a ampliação dos conhecimentos acerca de temas relevantes para a luta dos radialistas no país, principalmente em relação à regulamentação da profissão. Foram incluídos nas discussões assuntos como rádios comunitárias, terceirização, precarização nas relações de trabalho, entre outros.
No domingo, dia 30, o Encontro chegou ao fim tendo como discussões os seguintes temas: “A organização dos departamentos jurídicos nos sindicatos” e “A interação do departamento jurídico da FITERT com suas entidades filiadas”. Foi aprovada uma menção de apoio à iniciativa do governo de atualizar os índices de produtividade agrária. Representantes dos advogados de cada estado explanaram seu funcionamento e rotina de trabalho. Em seguida, foram definidos os planos de ações coletivas e aprovadas as definições do encontro.

Fonte: FITERT on line

Nenhum comentário: