15 de setembro de 2010

Trabalhadores em Educação do Estado param dia 16 em defesa do Piso



Nesta segunda-feira, 13, pela manhã, o Sinproesemma deu início a uma vasta programação de visitas às escolas públicas de São Luís. A meta é mobilizar os educadores para o ato público, que será realizado nesta quinta-feira, dia 16, e que marcará, em São Luís, o dia de mobilização nacional em defesa do piso salarial. Até a próxima quarta-feira, 15, serão visitadas todas as escolas para que haja uma grande adesão ao movimento.

Foram visitadas, neste primeiro dia, sete escolas do pólo cinco, nos conjuntos habitacionais Cohab e Cohatrac. Os dirigentes sindicais se dividiram em cinco grupos para atingir as cerca de duzentas escolas que fazem parte dos pólos de São Luís.


Receptividade dos educadores

Segundo o professor Euges Lima, diretor do Sinproesemma que faz parte de um dos grupos de mobilização, houve uma boa receptividade dos educadores com relação às visitas dos dirigentes. Na conversa com os trabalhadores das escolas, os dirigentes distribuem panfletos e explicam aos profissionais os objetivos da paralisação nacional, particularmente no Maranhão, que tem como principal meta defender o projeto original do Estatuto do Educador.

“Estamos conversando com os trabalhadores sobre a proposta de Estatuto apresentada pelo governo do estado, que é diferente da proposta inicial discutida pela categoria”, ressalta o diretor.

Denúncia

Ele denuncia que em algumas escolas, os diretores dificultaram a entrada dos dirigentes: “Queremos denunciar a postura do governo do estado que orienta diretores de escolas a não permitir o acesso de integrantes do sindicato. Repudiamos esse tipo de ação, porque é um direito do trabalhador manter contato com sua base”.

Além da resistência de alguns diretores de escolas, o professor ressaltou a postura da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que, por meio de ofício, restringe o acesso de veículos de comunicação às dependências das escolas. “É uma ação de censura ao trabalho da imprensa”, frisou o diretor.

O professor Euges Lima, em nome do Sinproesemma, convoca todos os educadores do estado a participar do ato público, que iniciará a partir das oito horas da manhã desta quinta-feira, 16, na Praça Deodoro, e prossegue com uma caminhada até a sede do governo, no Palácio dos Leões, onde mais uma vez, a categoria vai entregar documento com o verdadeiro Estatuto do Educador.

Fonte: www.sinproesemma.com.br

Nenhum comentário: