12 de junho de 2009

Vereador Fernando Lima cobra implantação de "sub-prefeituras" em São Luis


O vereador Fernando Lima(PCdoB) cobrou durante audiência na Câmara Municipal a implantação das sub-prefeituras em São Luís. Autor do requerimento para realização da audiência, Fernando Lima criticou a ausência do prefeito João Castelo no evento e manifestou sua frustração com a inércia da Prefeitura. "“Sinceramente, não me sinto satisfeito. Esperava que fosse apresentado a esta Casa, após quase 06 meses de gestão, o cronograma bem como os critérios para o início da implantação do projeto das sub-prefeituras", declarou.
Fernando Lima lembrou o compromisso do deputado federal Flávio Dino(PCdoB) em democratizar a gestão pública caso fosse eleito prefeito da capital e reiterou suas críticas a João Castelo por não "manifestar nenhum interesse" em conduzir a gestão nessa direção.
Fernando também questionou a capacidade administrativa dos tucanos na cidade: “Na campanha os partidos e coligações apresentaram propostas. Esperava que o PSDB tivesse realmente projeto para a cidade e não, depois de eleito, construir esse projeto com o carro andando. Não foi isso que foi apresentado na campanha.”.
Para o vereador comunista, a "descentralização da prefeitura, via subprefeituras,é uma realidade nas principais cidades do País e uma tendência irreversível no que diz respeito à administração pública nos municípios brasileiros”, disse o vereador.
O parlamentar comunista disse ainda que o cidadão é mais importante que tudo e as políticas públicas serão julgadas por esse mesmo cidadão que vota e é votado. “Como cidadão estou cansado de ser enganado. Uns fazem propostas enganadoras e outros verdadeiras. A implantação imediata das subprefeituras pelo Executivo local é na verdade a afirmação da necessidade de se ter políticas públicas reais, voltadas para o interesse público e o bem de todos. Essa é a forma real de democratizarmos o poder, o saber e a riqueza na nossa cidade. Se não caminharmos para isso seremos sempre envolvidos por propostas enganadoras.”, concluiu Dr. Fernando Lima.
Durante a audiência, lideranças comunitárias também cobraram a prefeitura. A líder comunitária da Zona Rural, D. Raimunda Belford, por exempo, disse que “as comunidades da Zona Rural estão há três meses discutindo a proposta e querem uma atitude do prefeito".
Presente ao evento, o Controlador Geral do Municípo, Albertino Leal de Barros, admitiu que a Prefeitura não tem proposta para descentralizar a gestão. "O prefeito não tem proposta para ser apresentada", declarou.

Nenhum comentário: