28 de julho de 2011

Secretário Executivo da CNTE e também ex-presidente do SINPROESEMMA, Odair José vai a Africa do Sul para Congresso da Internacional da Educação






O secretário de assuntos educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), professor Odair José, faz parte da delegação da CNTE, que participa do 6º Congresso da Internacional da Educação, na Cidade do Cabo.

A delegação é composta por 16 membros da CNTE, que fortalecem o debate em defesa de políticas públicas voltadas para a construção da educação de qualidade, diante da crise econômica internacional.

Veja matéria da CNTE.

Com a maior delegação levada pela CNTE a um congresso mundial, terminou hoje o 6º Congresso da Internacional da Educação. Cerca de duas mil pessoas de 154 países participaram do evento, que teve início no dia 22 de julho na Cidade do Cabo, África do Sul. Com o tema “Construindo o futuro através da educação de qualidade”, o Congresso definiu metas e resoluções a serem cumpridas nos próximos anos. Uma comitiva de 16 pessoas, entre diretoria e professores de sindicatos filiados, além de intérpretes e assessor de imprensa, estiveram na cidade sul-africana para representar a Confederação. (Veja a lista completa no fim do texto)

A cerimônia de encerramento contou com uma bela apresentação de música e dança africana e teve como destaque o discurso da presidente da IE, Susan Hopgood. Para o presidente da CNTE, Roberto Leão, a participação da Confederação no Congresso foi positiva. "A CNTE teve uma participação como nunca teve em outros congressos. Nós pudemos demonstrar nossa opinião a respeito da questão da crise deixando bem claro que as políticas sociais públicas educacionais não podem pagar o preço da ganância do sistema financeiro internacional. A educação de qualidade que nós defendemos é aquela que contribui para a construção da cidadania e para a construção de uma pessoa capaz de intervir sendo protagonista da sua própria história", destacou Leão.

A professora Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais e vice presidente da Internacional da Educação para a América Latina, vê esta representação como um marco para a entidade. "Esta é a primeira vez que a CNTE participa com um grupo de 16 pessoas neste Congresso e introduz a tradução para o português e a cobertura online em momento real. Para a CNTE, esse é um marco na intervenção política, porque o Brasil está em um patamar de apresentação e visibilidade mundial e evidentemente com o movimento sindical", ressalta.

A CNTE também teve destaque no Congresso por conta dos projetos realizados no Brasil. Em um dos boletins distribuídos no evento, a Confederação ficou em evidência por conta do trabalho desenvolvido nas escolas para combater a homofobia. Além disso, durante as discussões, deu sua opinião contrária à meritocracia e testes estandartizados. "Deixamos aquilo que é importante para a deliberação no Congresso da IE que é discutir as políticas educacionais na perspectiva de garantir a valorização dos profissionais da educação, rejeitando a avaliação por premiação ou punição como ocorre no Brasil e em outros países", explica Heleno.

Política educacional

Durante a realização do Congresso, os delegados da IE aprovaram a resolução sobre política educacional que deve ser aplicada em todo o planeta. O documento contou com a contribuição dos filiados dos cinco continentes e é intitulado “Uma educação de qualidade para construir o amanhã”. Para colocar em prática a política educacional, a IE se compromete a criar planos de ação, além de realizar diversas atividades para sua disseminação, como a Campanha do Dia Mundial dos Docentes e a Semana Global pela Educação.

Essa resolução é importante para levar educação pública de qualidade para todos os lugares do mundo, como avalia o professor Odair José, secretário executivo da CNTE, ao se referir sobre a importância do Congresso. "Nós entendemos que ele é muito positivo porque o mundo inteiro precisa de uma educação de qualidade. Nós brasileiros saímos daqui com esse conjunto de experiências que vamos aplicar lá nas nossas ações dos nossos estados e do nosso país".

O 6º Congresso Mundial da IE também elegeu sua nova diretoria. A professora Juçara Dutra, ex presidente da CNTE foi reeleita vice-presidente mundial da IE para a América Latina, cargo que ocupa desde 2007.

Após o 6º Congresso Mundial da IE, a CNTE participará em Moçambique, do Congresso da entidade local, que acontece de 27 a 30 de julho. (CNTE, 26/07/2011)



Delegação da CNTE:

Roberto Leão - Presidente

Milton Canuto - Vice-Presidente

Juçara Dutra Vieira - Vice-Presidente Mundial para América Latina da IE

Marta Vanelli - Secretária Geral

Fátima Silva - Secretária de Relações Internacionais

Heleno Araújo - Secretário de Assuntos Educacionais

Gilmar Soares - Secretário de Formação

Joel de Almeida - Secretário Executivo

Odair José - Secretário Executivo

Maria Izabel Azevedo - Presidente da Apeoesp

Ieda Leal - Presidente do Sintego

Maria Eusébia de Lima - Secretária de Finanças do Sintego


Fonte: SINPROESEMMA E CNTE

Nenhum comentário: