15 de setembro de 2011

Edição 114 da Revista Princípios destaca os 'Desafios da Saúde Pública no Brasil'


Capa da Edição 114 - “Desafios da Saúde Pública no Brasil”

O Brasil investe em saúde apenas 3,7% do PIB. Metade do necessário, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este subfinanciamento, ao lado de outros fatores, impede que uma das conquistas sociais mais importantes do país, a constituição do SUS (Sistema Único de Saúde) seja plenamente efetivada, mesmo após 21anos de existência. Ainda que avanços tenham ocorrido nos últimos anos, permanece o desafio de superar problemas graves no sistema público de saúde para que ele possa ser efetivamente universal, público, amplo, gratuito e de qualidade. Este é o tema central desta edição 114 (ago/set 2011) da revista Princípios. Para tratar sobre o assunto — “Desafios da Saúde Pública no Brasil” — a revista contou com a colaboração de alguns estudiosos do tema, profissionais, gestores e ativistas da área da saúde, cada um em sua área de atuação analisa quais as principais questões e desafios a serem enfrentados para a melhoria do sistema público de saúde no Brasil.

A primeira abordagem é feita em artigo assinado por Júlia Roland e Kátia Souto. Elas falam sobre a 14ª Conferência Nacional de Saúde, propondo uma agenda de superação dos entraves do SUS.

Carlos Gadelha, Laís Costa e Ana Luiza D’Ávila tratam do complexo econômico-industrial da saúde, destacando que o investimento em tecnologia nesta área é crucial para o desenvolvimento do país.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), com a colaboração de Lígia Bahia, trata do papel do Estado no financiamento da saúde. O artigo traz uma série de dados que comprovam a necessidade de mais investimentos para o setor e apontam algumas medidas para superar a falta de recursos.

Os desafios da gestão pública da saúde é o tema abordado em artigo escrito a seis mãos por Gisélia Santana, Neio Lúcio e Raimundo José Arruda Bastos.

Artigo de Márcio Florentino Pereira aborda o controle social e a participação popular no SUS.
Fechando o tema de capa, a revista publica depoimento do líder comunitário Fernando Luiz Eliotério. Ele fala de suas experiências em instâncias como os conselhos de saúde e destaca a importância dos movimentos sociais na luta pela saúde pública de qualidade.

Política, economia, internacional e cultura

Esta edição conta ainda com artigo do secretário nacional de organização do PCdoB, Walter Sorrentino, sobre a atual crise de identidade e as perspectivas da oposição no Brasil.

O Estatuto da Cidade, lei que completou 10 anos e tem envolvido ampla participação social, é abordado em artigo do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), um dos formuladores da lei.

Na pauta de Economia, destaca-se a primeira parte da entrevista com o professor Luiz Gonzaga Belluzzo. Ele fala sobre a nova e grave crise capitalista que atinge a Europa e os Estados Unidos.

A crise é abordada também em artigo de Luiz Martins de Melo, que trata das debilidades da economia brasileira.

O movimento sindical ganha espaço nesta edição de Princípios com uma reportagem sobre a atual movimentação das centrais sindicais para aprovar no Congresso Nacional projetos de lei que consolidem e ampliem os direitos dos trabalhadores.

Entre os temas internacionais, a revista traz matéria especial com os principais trechos do discurso do presidente da China, Hu Jintao, durante ato de comemoração do 90º aniversário do Partido Comunista chinês.

Outro dirigente comunista que comparece na revista é o grego Giorgos Marinos, do Comitê Central do KKE. Ele analisa a grave crise econômica e social vivida pela Grécia e vê nela uma possibilidade de virada revolucionária.

Rolf Hecker, presidente da Associação de apoio à edição Mega, fala, em entrevista, sobre o trabalho de organização das obras completas de Marx e Engels.

A edição publica também o Manifesto Bicentenário, documento do Foro São Paulo que celebra as lutas e conquistas dos povos latino-americanos.

Fechando a edição, nas seções de Mídia e Cultura, Altamiro Borges fala do papel da blogosfera na luta pela democracia e uma reportagem de Cláudio Gonzalez aborda a história e as peculiaridades do grafite, prática juvenil urbana que nasceu marginalizada mas hoje ganhou status de obra de arte.

Nenhum comentário: