26 de fevereiro de 2013

Júlio Pinheiro, Presidente do SINPROESEMMA: "“Nosso horizonte é discutir a educação que a gente quer e tornar isso lei para que se efetive na prática.”.

O Presidente do SINPROESEMMA, Professor Júlio Pinheiro, participou da abertura da Conferência Maranhense de Educação ontem no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Estado.

Com o tema “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.”, Júlio Pinheiro destacou que a Conferência é parte de um momento importante na vida da sociedade brasileira, pois compõe processo que começou ainda em 2010 quando aconteceu a primeira Conferência Nacional de Educação.

Júlio Pinheiro destacou a participação do SINPROESEMMA nos debates por conta da prioridade que o sindicato tem em construir uma educação pública de qualidade. “Essa Conferência em 2013 é parte desse nosso ideário de busca por uma educação de qualidade.”, disse Pinheiro.

O Presidente do SINPROESEMMA chamou a atenção para o poder da sociedade e dos trabalhadores nos debates, na medida em que esses “são atores decisivos do projeto de educação que defendemos para o Brasil e para o Maranhão.”, disse.

Pinheiro aproveitou para cobrar publicamente do Secretário de Educação do Estado o envio para aprovação pela Assembleia Legislativa do estado do texto do Estatuto do Educador.

Na opinião do sindicalista,que aproveitou para dialogar com educadores e autoridades presentes ao evento, se assim acontecer consolida-se também o ambiente para aprovação dos Planos Municipais de Educação pelas Câmaras como parte da luta estadual para melhorar os trágicos índices educacionais do estado.

“Nosso horizonte é discutir a educação que a gente quer e tornar isso lei para que, na prática, se efetive.”, disse Júlio Pinheiro em tom de cobrança às autoridades, lembrando sempre que o não cumprimento das leis educacionais cria e reafirma a necessidade da Lei de Responsabilidade Educacional para fiscalizar e punir com rigor os “fora-da-lei”.

“Os diversos atores da educação devem e precisam colaborar nesse momento importante. Entendemos que os trabalhadores precisam em suas escolas e em suas regionais participar desses debates e elaborar seus diagnósticos próprios e buscar de forma integrada dar a contribuição que a gente quer no Maranhão somando-se ao esforço quer se faz hoje no Brasil por um projeto de educação que sirva aos interesses coletivos da nação e do povo.”, disse.

O Presidente do SINPROESEMMA enfatizou ainda que os trabalhadores defendem que após as Conferências deve ser formatado um documento com as principais diretrizes que deverão nortear o Plano Estadual de Educação no Maranhão para que o conteúdo e as ideias debatidas não se percam no tempo e no espaço.

A Conferência tem a missão de deliberar e acompanhar a ação do poder público para a área educacional do estado e dos municípios e contribuir ainda com a criação de políticas públicas para o setor.

Nenhum comentário: