2 de fevereiro de 2013

São Luís sedia 1º Encontro dos Sindicatos Brasileiros da Alcoa

Encerrou na tarde desta terça-feira (29), o 1º Encontro dos Sindicatos Brasileiros da Alcoa, com a consolidação dos termos para criação de uma rede unificada de sindicatos, para unificação das reivindicações e discussões da categoria.

Os trabalhadores e sindicalistas do Brasil e Estados Unidos presentes ao evento definiram as estratégias de integração da rede, como a criação de um grupo de estudo das convenções coletivas de trabalho, para a unificação da data-base nacional dos metalúrgicos; a realização de teleconferências bimestrais; encontros anuais entre os sindicatos participantes da rede; a participação dos sindicatos brasileiros no encontro anual que acontece na cidade de Pittsburg (EUA) e a criação de um jornal eletrônico para compartilhamento das informações dos membros da rede.

A primeira teleconferência acontece dia 18 de fevereiro, às 15h e o próximo encontro entre os sindicatos será no mês de julho de 2013, na cidade de Poços de Caldas (MG).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís, José Maria Araújo – que participa de treinamento no estado de São Paulo – comemorou a criação da rede e as definições de metas de trabalho. “É uma vitória nossa, a criação da rede nacional significa um passo à frente, logo teremos uma delegação brasileira no encontro mundial”, opinou.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Poços de Caldas, Ademir Angelino, disse que o objetivo do trabalho sindical é melhorar as condições de vida do trabalhador, com igualdade para todos. “Esperamos melhorias no modelo de PLR e regularização de questões como o pagamento do adicional de insalubridade”, avalia.

Para a da United Steelworkers (EUA), Carolyn Kazdin, o Encontro foi muito proveitoso e serviu para ampliar a troca de informações entre os países onde a Alcoa atua. “Agradeço ao Sindmetal pela viabilização de um evento desse patamar”, disse.

Fonte: SINDMETAL

Nenhum comentário: