17 de janeiro de 2012
Sinproesemma inicia preparativos para o 4º Contema
O Plano Nacional de Educação com investimento de 10% do PIB na educação pública, gestão democrática e a valorização dos educadores públicos são questões centrais que serão tratadas no 4º Congresso dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Maranhão (Contema), que será realizado nos dias 29,30 e 31 de março deste ano.
O congresso é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), com a meta de reunir mais de 300 educadores de todas as regiões do estado. Para isso, serão realizadas, no período de 26 a 29 deste mês, as assembleias gerais municipais, as quais deverão eleger os delegados dos núcleos sindicais, que irão representar, no congresso, os trabalhadores da educação dos diversos municípios maranhenses.
No próximo dia 19, de acordo com o regimento do evento, será divulgada a lista dos núcleos sindicais declarados aptos à participação no congresso, assim como as quotas de delegados de cada um, de acordo com as normas da proporcionalidade, previstas no edital de convocação do congresso, que foi publicado na imprensa, no dia 22 de dezembro.
Cada núcleo sindical, que possui até 150 associados, em dias com suas contribuições sindicais, terá direito a dois delegados. Para os núcleos com maior número de associados, será acrescido mais um delegado por cada grupo de 150 associados e mais um para a fração igual ou superior a 75 associados aptos. Os núcleos deverão informar, com antecipação de cinco dias, a data de sua assembleia municipal, que deverá, obrigatoriamente, contar com o acompanhamento de um representante do Sinproesemma, indicado pela direção geral da entidade.
Além dos delegados eleitos pelos núcleos sindicais, o 4º Contema terá a participação dos delegados natos, que são os membros da diretoria do Sinproesemma, exceto os diretores suplentes.
Segundo o secretário de Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, o evento é um momento importante para fazer um balanço da gestão, com reflexão dos pontos de avanços e de dificuldades, e de atualizar as bandeiras da categoria, dentro do contexto político atual. Ele diz que o congresso é um espaço importante para definir novos planos de luta, traçando as perspectivas para os próximos quatro anos.
O secretário também explica que o congresso será o momento de adequação do estatuto do sindicato à nova realidade atual, com regras mais dinâmicas, nesse novo contexto de orientação classista sindical, quando o foco do congresso não será mais eleição da diretoria do sindicato.
Júlio lembra que o 4º Contema é o momento de dar ênfase aos educadores que irão pleitear espaços políticos nas câmaras municipais e prefeituras, este no de 2012, ressaltando o quanto é importante que a categoria tenha um número significativo de representantes políticos, que levantem as bandeiras da educação pública nos municípios.
Fonte: SINPROESEMMA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário