28 de junho de 2013

Incrível! Neurocientista Miguel Nicolélis apresenta projeto Andar de Novo e diz que um paraplégico dará o pontapé inicial da Copa em 2014

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolélis participa de uma coletiva de imprensa neste sábado (29.06), às 15h, no Centro Aberto de Mídia (Forte de Copacabana - Rio de Janeiro), para apresentação de seu projeto “Andar de Novo”, que fará com que um jovem brasileiro paraplégico seja capaz de dar o pontapé inicial no jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

O projeto utilizará um exoesqueleto controlado por estímulos cerebrais, centro da pesquisa de Nicolélis, que procura integrar a interface cérebro-máquinas para uso clínico em reabilitação motora, por meio de neuropróteses.

O resultado da pesquisa, única no mundo, é fruto de um trabalho de 15 anos que atualmente envolve 170 pesquisadores em vários países. A mais recente conquista dos pesquisadores foi a conexão dos cérebros de dois ratos — um deles no Brasil e o outro fora do país — usando a internet. Foi a primeira interface cérebro-cérebro já feita e a criação do conceito de brainet, espécie de “internet cerebral”. O estudo, realizado na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e no Instituto de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte, foi publicado na revista Scientific Reports.

O Prof. Dr. Miguel Nicolélis recebe o apoio da FINEP – Agência Brasileira de Inovação, ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de financiamentos ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal. Lá, são realizadas em parceria com o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

Neurociência – Nicolélis é premiado e reconhecido por seu trabalho com a neurociência. É professor titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University – EUA, há mais de 20 anos, além de fundador e Coordenador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), em Macaíba, Rio Grande do Norte. O cientista passa a maior parte do ano nos Estados Unidos. Quando está no Brasil, fica entre São Paulo e Natal, onde coordena o Instituto de Neurociências.

Centro Aberto de Mídia - Resultado de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Centro Aberto de Mídia funciona no Forte de Copacabana durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, para atender a imprensa nacional e internacional – credenciada ou não pela FIFA –, com serviços de internet banda larga, rede WiFi, auditório para coletivas e briefings de imprensa, estúdios de rádio e serviços para geração de imagens. O local está aberto diariamente das 10h às 22h, até 2 de julho.

Serviço:
Coletiva com o cientista Miguel Nicolélis
Dia: Sábado (29), às 15h
Local: Centro Aberto de Mídia - Forte de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ

Contatos:

João Gomes (61) 8117-7322
Adriano Floriani (61) 9215-4579
E-mails: secom.internacional@presidencia.gov.br; imprensa@esporte.gov.br

Imagem:
Revista Brasileiros

Nenhum comentário: