19 de dezembro de 2013

Governo derrota Governo na Assembleia. É isso mesmo.

Mais dinheiro. É isso que querem os Deputados da Base aliada ao governo Roseana ao não votarem o Orçamento d 2014. Nada mais que isso.

O que deveria ser uma Sessão extraordinária na Assembleia Legislativa para aprovar o Orçamento do Estado para o ano de 2014 terminou de maneira surpreendente.

Roseana sentiu o golpe
Aliás, a rigor, nem começou, pois os deputados da Base governista simplesmente escafederam-se e não compareceram em Plenário inviabilizando o quórum mínimo de 22 parlamentares presentes para ter início a sessão.

Informação apuradas pelo blog indica que os deputados governistas pressionam para ampliar dos atuais 3 milhões para pelo menos 5 milhões, o valor das emendas destinadas aos parlamentares. Como o governo não quer abrir mão de tal montante, a base se ‘rebelou’.

Mas não pensem os senhores e senhoras que isso é algo que se possa dizer ‘puxa vida como os deputados são corretos. Querem ampliação das emendas para aplicar nos municípios, pois todos estão ávidos por melhorias na estrutura física das cidades e na vida das pessoas.’.

Não. Não é nada disso.

Embora se saiba que existem Deputados cumpridores do seu dever, meia dúzia, e olhe lá, diria, que aplicam corretamente suas emendas, a grande maioria já teria aprendido o caminho das ‘comissões’, como já denunciado pelos próprios parlamentares.

Trabalhadores em educação que ocupavam as galerias aguardando a votação da LOA 2014 com o aporte de 70 milhões de reais, saíram frustrados e ainda acompanharam o que seria uma cena típica de fim de império: zona geral e insatisfação na base aliada do governo no Legislativo.

Parte da imprensa amilhada e financiada pelo governo correu logo para jogar água fria no rebuliço e correu para explicar o inexplicável. Não deu.

Teve blogueiro sarneista que não tinha como responder à implosão da base aliada e tratou de postar logo a velha e requentada matéria sobre a fajuta acusação, também feita pela mesma oligarquia, de que Flávio Dino teria sido financiado por empresas escravagistas.

Lástima.

Isso é grave e sintomático, pois além das vaias e da pressão doida que tá levando Roseana e ‘Picolé de xuxu’, em suas cada vez mais raras aparições públicas pelo interior do estado e na capital, o governo decadente da oligarquia vive momento de muita tensão.

Indicadores sociais e econômicos do estado em frangalhos, muitas denúncias de corrupção e todo tipo de irregularidades e infrações, cabeças cortadas e jogadas às moscas nas cadeias e presídios do estado, sistema público de saúde falido e operado por um ‘monstro’, a educação miseravelmente ‘resfolegando’, um grupo político que tenta sufocar qualquer tentativa de reação de melhorias nos números.

Esse é o quadro. A não aprovação do orçamento 2014 é resultado desse desvario que é o último governo da família Sarney após meio século de mandonismo essencialmente oligárquico.

E penso que eu tenho pena?

Saaaaaaaiiiiiii, doido.

Nenhum comentário: