2 de dezembro de 2013

Inscrições para Mestrado em História pela UEMA tem 15 vagas para professores da Rede Pública

Professores de educação básica da rede pública de ensino de História e áreas afins, como Sociologia e Filosofia, começarão 2014 com a oportunidade de se qualificar profissionalmente, cursando o Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN). O curso, oferecido pela Universidade Estadual do Maranhão, terá um total de 15 vagas.

O professor Marcelo Cheche, coordenador do Programa, explica que o objetivo do PPGHEN é atualizar competências e habilidades do professor de História, proporcionando-lhe um refinamento teórico-metodológico e pedagógico, para atuar conforme as novas diretrizes para o Ensino de História, estabelecidas segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais.

O PPGHEN organiza-se a partir de duas linhas de pesquisa: Memória e Identidades -baseada na premissa de que a memória é elemento fundamental da narrativa histórica e que age na construção de identidades que potencializam o pertencimento social; e Historiografia e Linguagens, que parte da perspectiva crítica do conhecimento historiográfico como transformador das ações do profissional docente em sua prática cotidiana.

O mestrado terá duração de dois anos, num total de 34 créditos para titulação – 16 créditos equivalentes às disciplinas; 8 créditos das atividades de orientação, e 10 relativos ao trabalho final de dissertação.

Serão ofertadas disciplinas obrigatórias, como Historiografia e linguagens, e optativas, como A imprensa e o ensino da História.

Professor Williandickson
SINPROESEMMA apóia

O secretário de Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Williandckson Garcia, ressaltou a importância do curso para o aperfeiçoamento profissional dos professores da rede pública, que, além da qualificação de suas competências pedagógicas, têm a possibilidade de melhoria também salarial.

O secretário destacou o SINPROESEMMA como parceiro do PPGHEN, apoiando a divulgação do Mestrado Profissional e conscientizando a categoria de professores sobre a necessidade constante de se aperfeiçoar.

As inscrições estarão abertas de 13 a 24 de janeiro de 2014, na secretaria do PPGHEN, na Rua da Estrela, 329 – Praia Grande, Centro, das 8h às 12 h, e das 13h às 17 h.

Serão aceitas também inscrições pelo Correio, mas somente via SEDEX, desde que a postagem seja feita até 24 de janeiro de 2014, data final da inscrição. Para isso, o candidato deverá enviar toda a documentação exigida e comprovante de pagamento, feito diretamente no caixa dentro da agência, ou por transferência bancária. Não será aceito comprovante de pagamento efetuado em caixa automático.

A seleção dos candidatos para a primeira turma ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2014. Para mais informações sobre a primeira seleção, os interessados devem acessar o site www.ppghen.uema.br ou ligar para (98) 3245 0286.



SERVIÇO


Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN)

Inscrições: 13 a 24 de janeiro de 2014

Local: secretaria do PPGHEN Rua da Estrela, 329 – Praia Grande, Centro

Horário: das 8h às 12 h, e das 13h às 17 h.

Inscrições por Correio somente por SEDEX, desde que postados até 24 de janeiro

Informações: www.ppghen.uema.br ou (98) 3245 0286

Fonte: www.sinproesemma.org.br

Nenhum comentário: