2 de dezembro de 2013

Organizações da Igreja Católica apelam para "espírito humanitário" do Reitor Natalino Salgado para pôr fim ao impasse com estudantes

Passeata dos estudantes em protesto 
O Blog tem acompanhado o conflito de interesses entre estudantes da Universidade Federal Maranhão, UFMA e a Reitoria daquela instituição que já dura 6 dias.

O último lance ocorreu hoje.

Uma Carta assinada por diversas entidades ligadas à Igreja Católica do Maranhão, como “a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de São Luís, as Pastorais da Juventude e Universitária e, também, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís, com o apoio do Excelentíssimo Senhor Arcebispo Metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva” foi distribuída à sociedade hoje se posicionando e pedindo apoio à Reitoria da UFMA para o caso da Casa de studantes.

O objetivo da carta é sensibilizar o Reitor Natalino Salgado a abrir diálogo com os estudantes.

Movimento cresce e assusta reitoria
Na Carta as organizações demonstram preocupação com a dignidade dos estudanytes e dizem que a questão se fundamenta no momento em que “o estudante do Curso de Ciências Sociais, Josemiro Araújo, num gesto extremo e de graves riscos para a sua saúde e vida, mantém-se acorrentado e em greve de fome, na expectativa de ser recebido por Vossa Magnificência.”.

Chegam a lamentar os acontecimentos e apelam "todos vêm apelar a Vossa Magnificência para que receba os estudantes que pleiteiam o direito à moradia digna, abrindo o diálogo que se faz necessário entre essa Reitoria e o corpo discente da UFMA.”.

Por fim a Carta tenta buscar o espirito certamente "humanitário" do Reitor Natalino Salgado afirmando em tom de apelo: “Apelamos, inclusive, para o seu espírito humanitário, diante das dificuldades que enfrentam e os esforços que dispendem esses universitários.”.

Mas a resposta ainda não veio da maneira como querem estudantes e professores.

A situação continua sem perspectiva de resolução do impasse.

Estudantes em greve de fome
Josemiro agora já é Daniel, que por sua vez transformou-se em milhares nas Redes Sociais e se o Reitor da Universidade não demonstrar bom senso, chamar para si e apontar a saída para o problema a coisa vai crescer ainda mais.

Em entrevista coletiva concedida hoje após protestos durante toda a manhã em frente ao campus do Bacanga, a reitoria limitou-se a dar respostas que na verdade só fizeram os ânimos piorarem.

É necessário bom senso, coisa que o reitor Natalino pode ter nesse momento. Ou não.


Abaixo, a íntegra da Carta que é assinada por Cecília Aparecida Amim Castro, da Comissão Justiça e Paz – CJP, pelo Professor Mario Cella, Membro da Pastoral Universitária e por Kécio Rabelo, Coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís.


Magnífico Reitor
Professor Doutor Natalino Salgado
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
N/Cidade


Magnífico Reitor:

A conquista de direitos não se dá sem a luta, principalmente da camada popular.
Vivenciamos, nestes dias, a luta de estudantes da Universidade Federal do Maranhão pelo direito à moradia. É o que tem noticiado a mídia local, em que o estudante do Curso de Ciências Sociais, Josemiro Araújo, num gesto extremo e de graves riscos para a sua saúde e vida, mantém-se acorrentado e em greve de fome, na expectativa de ser recebido por Vossa Magnificência.
Diante do impasse para superar esse grave conflito, a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de São Luís, as Pastorais da Juventude e Universitária e, também, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís, com o apoio do Excelentíssimo Senhor Arcebispo Metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, vêm apelar a Vossa Magnificência para que receba os estudantes que pleiteiam o direito à moradia digna, abrindo o diálogo que se faz necessário entre essa Reitoria e o corpo discente da UFMA.
Apelamos, inclusive, para o seu espírito humanitário, diante das dificuldades que enfrentam e os esforços que dispendem esses universitários para fazer um Curso Superior na Capital, o que, naturalmente, só pode afetar o seu desempenho,ao longo do curso.
Antecipadamente, manifestamos agradecimentos pela acolhida que dispensar a este expediente e, mais, à sua capacidade de ouvir e encaminhar os pleitos de nossa juventude.

Atenciosamente

Cecília Aparecida Amim Castro
Comissão Justiça e Paz - CJP
Professor Mario Cella
Membro da Pastoral Universitária
Kécio Rabelo
Coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís

Fotos: Apruma Sindical e Facebook

Nenhum comentário: