7 de setembro de 2013

O Estado Maranhão e suas barrigadas. 'Jornalismo'?

De fato é muito grave o que fazem os ‘jornalões’ do PIG aqui no Maranhão.

O jornalista Cunha Santos em Opinião no Jornal Pequeno questiona bem o que tem feito e representado esse tipo de ‘jornalismo’, que mostra apenas a realidade aparente das coisas quando não as distorce integralmente.

Diz Cunha Santos que se deve reconhecer “a capacidade divisionista da mídia ligada ao grupo Sarney em alimentar fuxicos, jogar uns contra os outros, multiplicar dissidências e jogar com as diferenças políticas pré existentes na oposição”.

Especialistas em discórdia mentem de maneira desavergonhada e sobretudo de maneira ‘civilizada’. Tudo é feito de forma a que a coisa possa ‘parecer’ ser real e ética ao mesmo tempo.

Embora não sendo, pois como disse, é apenas aparência.

Na edição de hoje, 7/9, o fantástico mundo do “Estado Maranhão” veio à tona novamente.
Diz o jornal: “Flávio Dino vai caminhar com Eduardo campos”. Aspado mesmo, porque seria uma declaração de José Reinaldo Tavares em relação a aliança Flávio Dino e Eduardo Campos.

Porém, no texto, a coisa é construída de forma diferente.

Colchetes e reticência provocam toda a confusão idealizada pelo braço do PIG maranhense.

Dizem lá: “É uma sorte para o Brasil poder ter um candidato do nível do Eduardo Campos ”.

A partir daqui surgem reticências e um colchete fechado, anunciando um salto na fala de Reinaldo Tavares que teria concluído da seguinte forma: “... que vai marchar junto com Flávio, vai nos ajudar fazer o Plano de Governo ...”.

Logo abaixo eles transcrevem o que seria a fala de José Reinaldo por completa.

E esta aparece assim: “De forma que eu ouvi com satisfação que ele vai ser candidato, que vai marchar junto com o Flávio, vai nos ajudar a fazer o plano de governo. Nós vamos copiar muitas coisas que ele fez lá, adaptar ao Maranhão.” E segue adiante.

Em nenhum momento se vê a suposta ‘declaração’ dada por José Reinaldo como fica claro aqui com o sentido que quis dar o jornal da família Sarney de que Flávio Dino terá como candidato a Presidente da República o Eduardo Campos.

O que quis dizer José Reinaldo é o que se vê no Brasil inteiro a presença de várias lideranças politicas que declaram apoio a Flávio Dino para derrotar de uma vez por todas o projeto da oligarquia de completar 50 anos no poder.

Vergonhoso.

Nada contra alguns escribas iniciantes seguidores das ‘pensatas’ da Direção de Redação do Jornaleco. Afinal, ‘defendem seu ganha pão’.

Mas o que deve se passar pela cabeça desse pessoal quando tem que ‘se prestar’ a fazer essas barrigadas jornalísticas?

Não pensam no futuro?

Deveriam, pois o futuro não é o PIG decadente muito menos a oligarquia “sarnosa”. O futuro é de mudança e democracia e o PIG não tem lugar nesse mundo.

É como bem disse o Cunha: “E a isso chamam de jornalismo moderno.”

Vergonhoso!

Nenhum comentário: