8 de março de 2012

Brasil pode se tornar a 5ª economia do mundo em 2012

A economia brasileira se tornou a sexta maior do mundo no ano passado, deixando para trás a britânica, e deverá alcançar a quinta posição ainda em 2012, ultrapassando a francesa. Os prognósticos, da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), indicam que o país avança no ranking de maiores economias a um ritmo rápido.


"Esses desenvolvimentos pareceriam improváveis há cinco anos, mas refletem como as economias avançadas foram atingidas pela crise e como a brasileira tem se expandido, impulsionada pelas exportações de commodities", diz Robert Wood, economista sênior da EIU. "As mudanças também refletem um real mais forte."

Embora tenha sido considerada fraca, a expansão brasileira de 2,7% em 2011 foi bem superior ao crescimento de 0,8% do Reino Unido. Isso levou o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, medido em dólares, a ultrapassar o britânico por uma pequena margem. O mesmo deverá ocorrer em relação à economia francesa em 2012, quando a consultoria espera que o Brasil crescerá 3,3% e que a França ficará estagnada.


Movimentos das taxas de câmbio igualmente ajudarão o Brasil a ultrapassar o país europeu. A EIU estima que o real fique relativamente estável em relação ao dólar ao longo deste ano, enquanto o euro deve se desvalorizar. Com isso, a economia brasileira só perderá em tamanho para os PIBs dos EUA, da China, do Japão e da Alemanha.

No entanto, prognóstico do economista indiano Arvind Subramanian mostra que, mesmo se tornando uma economia maior, a participação do Brasil no PIB mundial deve permanecer estagnada até 2030, próxima a 3,3%. Isso porque o Brasil crescerá mais do que países desenvolvidos, mas menos que outros emergentes. Segundo Subramanian, o indicador é importante porque é usado, por exemplo, no cálculo do poder de voto dos países no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Para Otaviano Canuto, vice-presidente do Banco Mundial para a Redução da Pobreza, o peso da economia dos países no PIB global pode até ajudar a fortalecer sua influência. Mas o aspecto mais importante do avanço do Brasil é a evolução da renda per capita: "O fundamental é que o Brasil consiga se tornar um país de renda alta". Em 2011, a renda per capita do País equivalia a um terço da britânica e menos de 30% da americana.

Fundação Maurício Grabóis

Nenhum comentário: