26 de março de 2012

O SINPROESEMMA tem tudo pronto para realizar o maior Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras em educação do estado do Maranhão. O evento ocorre dias 29, 30 e 31 de Março

O 4º Congresso dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Contema), que será realizado no final de março, terá um total de 372 delegados, eleitos em assembleias, para representar professores e funcionários de escolas no evento, que tratará sobre o financiamento da educação, democracia na gestão educacional e valorização dos profissionais da área.


O evento, que acontece nos dias 29,30 e 31 de março, deste ano, no Praia Mar Hotel, na Ponta da Areia, é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), com o tema “Financiamento, democracia e valorização”.

Somente de São Luís, participam 33 delegados, eleitos em assembleia dos educadores, ocorrida no final de fevereiro. Também foram realizadas assembleias em todas as regiões do Maranhão para a escolha das delegações do interior do estado. Além dos delegados titulares, foram definidos 103 suplentes.


Pela primeira vez, o Contema não fará eleições para direção do sindicato, tendo objetivos específicos voltados para questões educacionais como o Plano Nacional de Educação (PNE), com maior investimento na área – 10% do Produto Interno Bruto (PIB); o cumprimento da Lei do Piso e a valorização da carreira dos educadores, assim como a participação democrática dos profissionais nas decisões políticas referentes à gestão da educação.


Segundo o secretário de Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, o evento é o momento importante um balanço da gestão, com reflexão dos pontos de avanços e de dificuldades, e de atualizar as bandeiras da categoria, dentro do contexto político atual. Ressalta que o congresso é um espaço para definição de novos planos de luta, traçando as perspectivas para os próximos quatro anos.

O secretário também explica que o congresso fará a adequação do estatuto do sindicato à nova realidade atual, com regras mais dinâmicas, nesse novo contexto de orientação classista sindical.

Ele também lembra que o 4º Contema é o momento de dar ênfase aos educadores que irão pleitear espaços políticos nas câmaras municipais e prefeituras, neste ano de 2012, ressaltando o quanto é importante que a categoria tenha um número significativo de representantes políticos, que levantem as bandeiras da educação pública nos municípios.


Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o evento é o mais alto grau da organização sindical. “O IV Contema celebra uma etapa importante da luta dos educadores do Maranhão, onde faremos um balanço da nossa trajetória e definiremos os desafios para o futuro, inclusive a plataforma do próximo mandato do sindicato”, ressalta. “É a instância máxima de entidade, que irá pautar a luta dos trabalhadores da educação para os próximos anos”, conclui.

Fonte: WWW.SINPROESEMMA.ORG.BR

Nenhum comentário: