29 de março de 2012

Começa hoje o 4° Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Básica Pública do Maranhão. A abertura será as 18:30 no Praia Mar Hotel

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Básica Pública do Estado do Maranhão – SIONPROESEMMA – dá início hoje às 18h30min, no Auditório principal, do Praia Mar Hotel, em São Luís do Maranhão, a seu 4º Congresso Estadual – CONTEMA. Neste Congresso, trezentos e setenta e dois delegados e 103 observadores estarão de hoje, 5ª (29), até sábado (31), debatendo questões importantes que circulam em torno do tema do Congresso: “Financiamento, Democracia e Valorização".


O Presidente do SINPROESEMMA, professor Júlio Pinheiro, enfatiza antes de tudo que este é o maior Congresso de Trabalhadores em Educação do estado realizado pelo SINPROESEMMA.
Durante os três dias as conjunturas internacional, nacional, estadual e municipal, serão debatidas e ao final aprovadas pelos delegados do Congresso. Outro ponto em questão será a aprovação do Plano Nacional de Educação, que sofre pressão para fazer recuar pontos importantes para os trabalhadores e a sociedade. Além disso, temas mais específicos como o Novo Estatuto do Educador, concurso público,


O experiente professor Júlio Guterres, Diretor de Comunicação da entidade, destaca que o Congresso dos Trabalhadores em Educação “é um instrumento de definição das linhas mestras que darão rumo às principais lutas da categoria nos próximos 03 anos. Por isso é uma instância de grande importância para o SINPROESEMMA.” Júlio Guterres afirma ainda que após esses 03 dias de intensos debates, as trabalhadoras e os trabalhadores aprovarão um plano de lutas para os próximos anos.
Júlio Lembra ainda que o 4º CONTEMA não tem caráter eleitoral, isto é, o 4º CONTEMA não prevê a eleição da nova Direção do Sindicato no Congresso como acontecia anteriormente.


O 4º CONTEMA terá cobertura especial da equipe da Assessoria de Comunicação do Sindicato, que disponibilizará em tempo real informações sobre fatos do Congresso. O endereço na Internet é www.sinproesemma.org.br.

Ao mesmo tempo o programa de rádio do sindicato fará a cobertura ao vivo. É só acompanhar das 21 às 22h na Rádio Educadora AM – 560 KHz, ou ainda no endereço www.sinproesemma.org.br e você acessa pelo link do programa.

Já estão na cidade para participar da abertura logo mais, as 18:30, no Praia Mar Hotel, o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Brasil, Roberto Leão, e também o Diretor Nacional de Comunicação da CTB, Eduardo Navarro, e outras lideranças e autoridades.

Segue a programação dos 03 dias de Congresso.
DIA 29:
12h – Credenciamento
18:30h – Abertura
20h- Plenária
Eleição da Mesa Diretora
Aprovação do Regimento Interno

DIA 30:
8:30h – Conjuntura
10h- Intervalo
10:20h - “O Plano Nacional de Educação que o Brasil Precisa”
12h- Encerramento
12h- Almoço
14h- Trabalhos de Grupos
18h – Jantar
19h – Programação Cultural
DIA 31:
8:30h – Plenária Debate e aprovação das teses e propostas apresentadas pelas plenárias anteriores e grupos de trabalho.
12h- Almoço
14h- Plenária Final
Aprovação do Relatório Final
15h- Encerramento
18h – Jantar
19h – Programação Cultural


Nenhum comentário: