25 de maio de 2012

Metalúrgicos de São Luís estão em greve por falta de avanços na negociação da Data Base 2012

Os quase 300 trabalhadores metalúrgicos da empresa CEM, no Distrito Insdustrial, estão novamente parados nesta sexta-feira (25). As máquinas foram desligadas e os carregamentos e descargas interrompidos. Segundo o presidente do Sindmetal, José Maria Araújo, os trabalhadores já haviam parado no último dia 18, suspendendo o movimento no aguardo de reunião com a empresa na quarta-feira (23), que foi recusado. "A empresa se nega a dialogar e até retirou os cartões de ponto dos funcionários. O movimento agora é por tempo indeterminado", informa.


A reunião de negociação desta quinta-feira (24) com a Alumar e Sindicato Patronal também não avançou quanto ao pedido de aumento real da categoria, de 4,5%. As reuniões devem continuar. Segundo Araújo, os trabalhadores da Alumar e das demais empresas, caso não haja proposta de aumento nos próximos dias, também podem aderir à greve a qualquer momento. "A greve é legal, já foram tomadas todas as medidas necessárias", anuncia.

O Sindmetal também se reuniu nesta quinta-feira (24) com o presidente da Alumar, Franklin Felder, que prometeu diálogo e boas intenções com a entidade, compromentendo-se a mudar as práticas antissindicais que a empresa tem adotado. A reunião foi solicitadas após denúncias do Sindmetal -acerca de abusos trabalhistas cometidos no Maranhão - ao executivo-chefe da Alcoa, Klaus Kleinfeind, durante encontro anual ocorrido no estado da Pensilvánia (EUA), no início de maio.

Fonte: ASCOM/SINDMETAL

Nenhum comentário: