23 de maio de 2012

SINPROESEMMA discute proposta de jornada para futuros professores do Estado sexta (25)


Sexta-feira, 25, educadores de São Luís avaliam a proposta do governo do Estado de ampliar a jornada de trabalho dos novos professores, que ainda irão ingressar na rede estadual de educação, por meio de concurso público. A reunião será realizada, às 10h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), na Rua Henrique Leal, Centro Histórico de São Luís.

A mesma avaliação é feita pelos trabalhadores que atuam no interior do Estado, desde o início desta semana, em reuniões organizadas pelas delegacias regionais do Sinproesemma. As reuniões são necessárias para saber qual é a avaliação dos educadores sobre a proposta do governo, pois segundo o secretário de Estado da Educação, João Bringel, os novos concursos públicos para o cargo de professor, inclusive o certame anunciado para 2012, com oferta de três mil vagas, não podem mais ser feitos com base na atual jornada de 20 horas, que somente está garantida para os professores que já estão na rede.

Se houver a mudança na jornada dos novos professores, a remuneração será proporcional à quantidade de horas acrescidas. Não haverá prejuízos financeiros para os trabalhadores, porém, o que deve ser avaliado, segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, é se a mudança permitirá que os novos professores tenham mais uma matrícula no serviço público.

O secretário argumenta que a nova jornada deve ser múltipla de três, para que não ocorram horas “quebradas” na divisão da carga horária do professor, no cumprimento da Lei do Piso, que estabelece um terço da jornada para planejamento, a chamada hora-atividade ou atividades extraclasses.

Fonte: SINPROESEMMA

Nenhum comentário: