19 de julho de 2013

A força da internet marcou os debates no segundo dia do Curso Nacional de Comunicação do Instituto Barão de Itararé

O segundo dia do Curso Nacional de Comunicação foi direcionado para o mundo da internet.

No primeiro Bloco de exposições o Jornalista e Presidente do Barão, Altamiro Borges, abordou o tema “O papel da blogosfera”.

Miro fez importantes esclarecimentos sobre a força da Rede Mundial de computadores e a ação da chamada Blogosfera que reúne milhões de Blogs e outras ferramentas no mundo inteiro.

Miro chamou a atenção para as mobilizações recentes nas chamadas ‘jornadas de junho’ no Brasil, a revolta dos indignados na Espanha, a primavera dos povos no Egito, e outros.

De acordo com Miro, as manifestações no Brasil, por exemplo, começaram por melhorias no transporte público urbano expresso simbolicamente nos cartazes na forma dos ‘R$ 0,20 centavos’. Logo em seguida, em função da reação brutal da PM a mando do governador paulista tucano, Geraldo Alckmim, a população resolveu continuar nas ruas e ampliar as mobilizações.

A rede entrou aqui como fator decisivo na hora de mobilizar para que a ação surgida das ruas tomasse vigor transformando-se rapidamente em ação coletiva, organizando milhares de jovens absolutamente ávidos, sobretudo por melhorias na mobilidade urbana.

Miro fez também um histórico da internet no mundo e a chegada desse instrumento ao Brasil. “A internet é um evento novo no Brasil mas é um agente mobilizador. E não é ela que faz o movimento. O movimento vem das ruas, das necessidades do povo. A internet cumpre papel mobilizador e influencia diretamente na disputa do simbólico na sociedade.
A internet facilita o movimento.”.

Dessa forma, a internet mudou a cara da comunicação social no Brasil, mesmo sendo um evento recente, mas que serve de contraponto por ser um meio relativamente barato, mais acessível, irreverente, com muito diálogo, com opiniões conservadoras, mas com amplas possibilidades democráticas.

Miro disse enfaticamente que “se o movimento social não investir e planejar pesadamente nesse meio terá sérios problemas no futuro.”.

Em seguida o Jornalista e Editor do blog ‘Vi o Mundo’, Luís Carlos Azenha, abordou o tema “TV WEB e a sedução do vídeo”.

Antenado com as novas linguagens em TV, Azenha fez uma intervenção mais técnica, destacando as ferramentas adequadas disponíveis na própria internet.

Como blogueiro e jornalista, Azenha apresentou também dicas sobre linguagens mais sintonizadas com o espírito da Rede.

Em seguida, o radialista e jornalista Oswaldo Colibri, a radialista Vivian Fernandes, ambos da Rádio Brasil Atual, RBA e da Rede Brasil Atua e ainda o radialista e DJ, Maycon Ramizi, trataram o tema “Como montar uma Rádio WEB”.

Durante a exposição destacaram tecnicamente questões sobre grade de programação, instrumentos de apoio para a produção e a construção das emissoras na Internet. Foram sugeridos softwares e linguagens próprias e ainda equipamentos para produção de matérias.

Na última exposição do dia, a Blogueira Conceição Oliveira, Editora de um dos Blogs mais acessados do Brasil, o ‘Blog da Maria Frô’, expôs o tema “A força das Redes Sociais”.

Conceição apresentou inúmeros dados que expressam a força da ferramenta ‘Rede Social’.

Destacou que o Brasil é o 5º maior usuário de Redes Sociais no Mundo chegando a quase 84 milhões de usuários.

Outra informação interessante apresentada é que dos mais de 100 milhões de computadores no País, 87% acessam as Redes pelo menos uma vez por semana.

Conceição também destacou que embora o Brasil esteja entre os 05 que mais acessam as Redes, produzimos muito pouco em termos de conteúdo. “precisamos avançar.”.

Aqui, Conceição enfatiza que as redes sociais funcionam como no dia a dia das pessoas. “Não temos que impor ou ‘dar carteiradas’ naqueles que frequentam o ambiente das Redes.”, disse.

A blogueira apresentou as Redes Sociais como um espaço em disputa e fez um chamado: “Isso tudo veio pra ficar e por isso é necessário ir para o enfrentamento.”.





Nenhum comentário: