24 de julho de 2013

Júlio Pinheiro debate ações para o PPA na Área Itaqui-Bacanga e defende escolas de tempo integral para toda a região


O professor Júlio Pinheiro, participou em São Luís da primeira rodada de debates para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) a cidade. O evento aconteceu na terça, 23, no Auditório principal do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus da UFMA, no Bacanga.


O PPA serve para orientar a gestão municipal no período de 2014 a 2017 em diversas áreas e deve seguir calendário com rodadas em outros bairros.

Júlio Pinheiro é professor da Rede Municipal de ensino, lotado no Centro de Ensino Carlos Madeira, no anjo da Guarda, e faz questão de frisar que como “morador do Anjo da Guarda e militante popular naquela comunidade, enfrento os mesmos problemas e vivo os mesmos dramas diários de milhares de famílias ávidas por qualidade de vida para seus filhos e filhas.”.

Júlio Pinheiro disse que foi ao debate “para contribuir entre outros aspectos, com a educação, no que diz respeito ao ensino fundamental, que é a responsabilidade da prefeitura de São Luís.”.

“Como morador tenho a responsabilidade de interferir nessa discussão junto com outras entidades e lideranças da área de maneira sintonizada. E é assim que trabalhamos.”., enfatizou Pinheiro.
Júlio lembrou que a área Itaqui-Bacanga é muito grande, com uma população imensa, e que precisa da atenção de todos, sobretudo do poder público. “Temos experiência na área de educação e queremos ajudar também em outras áreas com problemas mais crônicas.”

Para Júlio pinheiro “A comunidade deve participar de maneira muito forte desse processo de construção do PPA. É dever do estado, mas é também papel das famílias a defesa de uma educação pública de qualidade, uma saúde digna para todos, transporte público, mobilidade urbana, segurança, também são temas na ordem do dia das famílias daquela área.”.

Júlio destacou ainda que como medida importante que causará impacto de imediato na região e que tem o apoio de todos é a garantia do funcionamento pleno das escolas da área Itaqui bacanga onde os anexos tornaram-se regra.

Júlio lembrou o caso de escolas como a Escola Carlos Madeira que foi lacrada porque não tinha mais condições de funcionar.

No debate foi exigido intervenções e garantias de melhorias na estrutura das escolas.

“Temos escolas com padrão adequado. Mas temos na área Itaqui Bacanga o problema dos anexos. Há uma demanda forte e os governos que se passaram optaram pelos tais anexos, que viraram ‘armazéns de crianças’. Precisamos acabar com isso e dar outras opções às famílias.”, disse Júlio Pinheiro.

Como saída imediata, Júlio propôs “a regularização do funcionamento pleno das escolas e, ao mesmo tempo, a construção de pelo menos 02 Escolas de Tempo Integral. A primeira no Anjo da Guarda e a segunda em área da Vila Embratel. Para, em seguida, construir escolas em todos os bairros da área Itaqui Bacanga.”, para absorver os alunos dos anexos e melhorar a oferta do ensino na Região.

Júlio lembrou que há um propósito muito firme da prefeitura e do prefeito Edvaldo Holanda Júnior de construir as escolas em tempo integral e melhorar a estrutura nas atuais escolas e emendou dizendo que “O novo governo deve contribuir para que avance a qualidade de ensino. E para acontecer é necessário garantir a estrutura.”.


“Por isso foi salutar e importante o debate e estarei sempre à disposição. Primeiro por ser morador da área e entender a demanda da comunidade e segundo por ser professor e defensor da melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelo poder público à sociedade.”, concluiu o Professor Júlio Pinheiro.

Nenhum comentário: