3 de julho de 2013

Farsa! Maioria dos médicos brasileiros devem muito a seu País e a seu povo, mas mentem e ainda querem ser tratados como 'Deuses'

A Praça Deodoro amanheceu hoje com a tal manifestação ‘ branca’, ou melhor, com a manifestação dos médicos maranhenses.

Afirmam os manifestantes que o protesto é contra a forma que o governo brasileiro encontrou para formalizar a vinda de profissionais médicos aqui para o Brasil.

Seriam cerca de 6.000, como anunciado pela própria Presidenta Dilma com a expectativa de quase 35 mil nos próximos anos.

Após o anúncio, feito em cadeia nacional de rádio e TV, a chiadeira dos médicos foi geral.

Dos médicos apenas.

Pois, a população, sobretudo aquela mais carente, entendeu bem o recado vindo de maneira indireta do Governo Federal: o Brasil precisa de saúde mas o Brasil precisa também de profissionais médicos dispostos a ganhar o interior do País. Sua saúde não pode mai ser manobrada, manipulada, conduzida pelo lado podre da classe médica do País.

O povo quer saúde, mas há pedras imensas no meio do caminho que impedem que essa saúde chegue à ponta da corda que é exatamente onde fica quem mais precisa.

Afinal, quem não sabe que em muitos municípios do Brasil de que tais profissionais mantem sob ‘chibata’ exatamente aqueles que precisam de atendimento básico e preventivo?

Quem aí não sabe da grande farra das AIHs falsas e muitas ‘assinadas’ pelo interior do Brasil?

Quem aí não sabe que boa parte  acabou sendo ‘endeusado’ nos rincões empobrecidos do Brasil, criando uma áurea quase mitológica em torno deles.

Essa ação teria aumentado o poderio financeiro e o prestígio e ascensão a cargos políticos decisivos que facilitariam a manipulação de recursos da Saúde para beneficiar poucos em detrimento daqueles que mais precisam.

Esse ambiente de 'farsa' faz com que muitos deles se disfarcem  para atuar de maneira ‘mercenária’ nos municípios do Brasil, muitas vezes negando atendimento de qualidade, em vários casos denunciados pela imprensa onde participariam de esquemas com prefeitos inescrupulosos (ou mesmo sendo o próprio prefeito ou gestor responsável), direcionando recursos para hospitais particulares sem o retorno, sobretudo na forma de atendimento.

Tudo leva a crer que do jeito que vai muitos já rasgaram outros tendem a romper em definitivo  com o romântico juramento feito na colação de grau na universidade.

Sim, é verdade. Como é verdade também que não são todos que assim procedem.

Só que nesse caso é grande parte dos que tem espécie de 'deformação' comportamental e o que se vê no País é cada vez mais o aumento de de denúncias e casos de negligência, erros médicos grosseiros, feitos em atendimentos desleixados, muitos sem qualquer sentido moral ou ético, atingindo em cheio a população, que reclama furiosa sempre do péssimo atendimento de muitos deles.

Essa situação grotesca é que faz a população gritar e pedir socorro ao governo federal.

Os médicos estrangeiros, e não apenas de Cuba, virão para o Brasil trabalhar a medicina preventiva. É isso que tem incomodado os setores ‘esquemáticos’ da classe médica brasileira e não a qualidade do trabalho dos médicos cubanos, pois eles sabem o poder da medicina preventiva, objeto da contratação dos profissionais médicos.

Por fim, o próprio Ministro da Saúde disse que o Revalida ou algo semelhante seria sempre obrigatório na hora de qualquer contratação. A vinda deles, os estrangeiros, portanto, não seria de qualquer jeito, mas sim, após seleção rigorosa feita pelo próprio governo com o conhecimento público.
.

Concordo com o que disse outro dia um Médico brasileiro que trabalha em Portugal: “Os médicos estrangeiros não vêm para o Brasil trabalhar com medicina nuclear ou fazer Hemodiálise nos pacientes, muito menos lidar com equipamentos altamente tecnológicos ou mesmo ultra especializados, pois está provado que isso não diminui mortalidade materna, não previne verminose, não leva à sociedade a consciência com a necessidade dois cuidados básicos com a saúde, não trata a diarreia em crianças, não aumenta a cobertura vacinal, muito menos atua na área da prevenção.”.

Os médicos no Brasil preferem continuar em sua intocável zona de conforto e mentir para todos que o País não precisa de médicos cubanos ou espanhóis, chineses ou mexicanos, ou ainda de qualquer parte do Planeta.

Então que saiam de suas tocas e caiam de uma vez por todas dentro desse Brasil de meu deus para cuidar da saúde do povo mais carente.

Assim exige o povo brasileiro.



76 comentários:

Ronaldo Souza disse...

NUNCA VI TANTA IDIOTICE, VOCÊ É UM FRUTADO POR NÃO TER PASSADO EM MEDICINA.

Michelle disse...

Desejo que vc seja atendido por um medico sem revalida e que necessite de uma internação pelo SUS. Melhor, que esteja de férias num interior sem hospital e chamem um cubano pra te atender.
Ahhhh, vc nem sabe o que diz, seu verme.

Marden Ramalho disse...

ronaldo, é por isso que os médicos, não sei se é seu caso, recebem a indiferença e a crítica da sociedade e deste Blog. Tenho certeza, e digo isso no texto, que não são todos que operam assim, mas, nesse caso, tornou-se a maioria. Impresiona até sua fala, mas apenas revela a soberba de um profissional iludido e confirma aquilo que etstá no texto. E, ... só p fechar. Ainda acha que é superior a ponto de julgar as opções profissionais de uma pessoa. Ora, por favor. Sou muito resolvido com relação a isso. Opine ou desapareça pois o debate aqui é sério.

Marden Ramalho disse...

Michele, vocé é médica? O debate é sobre qualidade em medicina e nesse caso está provado que na área em que atuam, os cubanos, ou qualquer outro que seja destinado a essa área, os rsultados são infinitamente superiores. Deve haver uma integração no sistema. Cada um na sua especialidade. Digo sempre que vcs devem ganhar o Brasil de volta e exercer sua profissão exigindo mas também retornando. E, ... se tiver que ser atendido por eles serei sim, não sou preconceituoso, tenho conhecimento das cosias certas e erradas do mundo e muito menos tenho tendências xenófobas.

Unknown disse...

Sabe nem escrever e quer falar de médico!! Nunca vi tanta ignorância pra falar da Medicina. Conserte os erros de Português, depois volte a estudar muito, tente chegar ao nível de nossos pés e depois nos critique!!

Anônimo disse...

Se a medicina de Cuba é tao boa pq LULa nao foi tratar do seu cancer la? Vc é mais um alienado entre nos socorroes da nossa capital pra ver como é...

Marden Ramalho disse...

Não ia nem responder a essas asneiras do 'Unknown' e 'Anônimo' mas em respeito às centenas de leitores do Blog. Aí vai. 'Unknown', seu cretino vc é um desses idiotas soberbos que deve ter feito medicina no ceuma e presta servoiço de araque e quer dar uma aqui de bom moço. vc deve estar entre esses que a população rejeita pela péssima qualidade do serviço oferecido. Qualifique-se, responda às questões levantadas pelo Blog ou do contrário suma daqui. Anônimo vc como o Unknown também, não se identificou. Conheço bem a realidade dos socorrões e sei que tem muitos profissionais bons por lá. mas sei também que boa parte até faz corpo mole por um monte de motivos, sobretudo financeiros, o que por si só já é um crime agir com desídia. Só p fiocar poor aqui. E ... da próxima vez identifiquem-se ou vou escorraçar vcs daqui a pontapés pra que aprendam boas maneiras.

Marcelo Moreira disse...

AIH's falsas, obras inacabadas assinadas por engenheiros com tendo sido concluídas...qualquer classe que você resolver hostilizar como faz irracionalmente quanto a esta, você vai conseguir encontrar maus profissionais, corruptos. mau atendimento em unidades de saúde amigo e hospitais...ah isso é clichê o que você tenta expor aqui. O que você não teve instrução suficiente para tentar fazer é achar a raiz do problema. porque será que um médico atende mal? Será que ele recebeu aulas na faculdade de "como maltratar um paciente"? é um ato voluntário? Acho que não. Mais fácil acreditar que aquele doutor está daquele jeito porque teve que atender 80 pacientes numa manha, sobrecarregado de solicitações diversas, muitas vezes em ambientes improvisados, que não oferecem condições mínimas de examinar um paciente,situação criada porque o senhor prefeito ou governador não pode gastar o dinheiro da saúde na saúde em virtude dos vários "convênios" com agiotas e financiandores de campanha. o médico é apenas um agente de serviço público, como é um delegado, um juiz, ou um atendente do shopping do cidadão. É pobreza mental, se voce vai a uma delegacia e é maltratado por um escrivão que colhe sua história, dizer que a culpa do mal atendimento do sistema de segurança é culpa dos escrivãos por exemplo. Se todos os escrivãos atendem mal alguma coisa de errado no trabalho existe. ou estão sendo sobrecarregados em horas trabalhadas, ou há insatisfação salarial, diversos motivos. matéria completamente infundada, a qual não merecia a perca dos minutos gastos neste comentário, mas a omissão da verdade faria sua mentira prevalecer, o que me fez caminhar até este ponto.

Maria disse...

Marden Ramalho, COMO FAZER MEDICINA PREVENTIVA EFICIENTE SEM SANEAMENTO BÁSICO? Acha que a falta deste também é culpa do profissional médico? Sugiro que pesquise e raciocine um pouco sobre o tema antes de escrever bobagens.

Marden Ramalho disse...

Então, marcelo e Maria, novamente penso que vcs ao tentar atacar o Blog tentando responder ao que está posto, não adianta nada. Sou profissional e continuarei independente de vcs. Outra coisa, é no mínimo pedantismo da parte de vcs achar que as pessoas não tem conhecimento da realidade de profissionais de saúde, por exemplo, aqui no brasil. A questão é muito prática: vcs lutam hoje por melhores condições de trabalho. Isso não é bandeira nova. Mas porque vcs levantam esse problema contra os médicos cubanos de maneira mais dura somente agora no momento em que o governo brasileiro resolveu agir para frear certo movimento que pode até não ser de todos, mas que é de uma boa parte da classe. Estão com medo da reserva de mercado? Outra coisa, o que está aqui é o que se vê quase todos os dias. Exiuste culpa de governos, sim. Mas tem muitos médicos pilantras, travestidos de bom moço, que levam a situação a esse fim porque concordam e em muitos casos participám dos esquemas assinando as AIHS ou outros DOCS. Basta ver as denuncias na imprensa. Toquei aqui na ferida e a reação de vcs é a prova de que o Blog está correto uma vez mais.

Marden Ramalho disse...

Maria, vc leu o post? o que digo é que os médicos cubanso cumprem um papel essencial que vcs médicos brasileiros nãoq quyerem cumprir ou fazem beicinho pra não cumprir. É fato isso. Aqui no Brasil não se faz medicina preventiva básica para superar inclusive problemas terríveis como a falta de saneamento. As prefeituras chegam a oferecer salários altíssimos mas sequer candidatos às vagas. Por muito menos e com trabalho altamente qualificado, os cubanos, ou profissionais de outras nacionalidades cumprem tudo da maneira mais correta. é um problema de concepção e método de trabalho, mesmo. De resto, estudar, minha querida, estudo todos os dias, pra enfrentar com argumentos certos empulhadores e oportunistas de plantão. Um conselho, tenho amor à minha profissão e faço com responsabilidade. E... p fechar Volte vc pra bancada e revalide seu diploma.

Ricardo disse...

Ele mesmo respondeu o porque da reclamação contra os médicos...QUER QUE O BLOG DELE "DÊ CERTO"...é só mídia que o autor quer, sem compromisso com a verdade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
marden ramalho disse...

Ricardo, debater, opinar' discordar sáo coisas da democracia. Nao quero midia, nao preciso, pois eu sou a midia. Simples. Opine, discorde, mas respeita o debate. Vcs cutucaram as vespas e agora respondam e nao me venha com esse papo furado de atacar os profissionais de comunicação aqui so tem gente resolvida. Se nao consegue opinar suma daqui.

Anônimo disse...

Esse texto é tão imbecil que foi difícil ler... É tanta imbecilidade...é triste nos dias atuais, com os veículos de comunicação terem pessoas tão alienadas...a não ser que fazem parte das jogadas politicas implícitas na importação de médicos de fora. Ou tem filho estudando em outro país ou outro parente etc... Ou é um que não conseguiu passar no vestibular. Se essa politica (iniciativa) fosse tão boa, países como EUA, Itália, Alemanha (que tem menos médicos que o Brasil) já teriam feita tal medida.

marden ramalho disse...

Anonimo, vc alem de ser um inapto é um covarde que sequer se identifica. Da proxima te deleto, seu cretino.

marden ramalho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Marden, vamos tratar de fatos suas palavras sao desrespeitosas e nem de perto retratam a atual realidade no Brasil. O fato é que o Brasil investe miseros 3,77% do seu PIB na saúde, enquanto que a média mundial é de 7%, além disso no ano de 2012 o orçamento da saúde que foi de 91,7 bilhões no ano de 2013 é de 79,7 bilhões, sem falar que o MS executou apenas 50% do orçamento em 2012 ( segundo Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, Siga Brasil (Senado Federal) e ONG Auditoria Cidadã da Dívida ). Gostaria de falar ainda que estes dados mostram que não há investimento da saúde pública no país, o que acarreta falta de estrutura e condições de qualquer profissional exercer sua profissão, por que veja bem nenhum médico nem o melhor deles tem condição de práticar sua profissão de forma correta sem a presença de exames complementares, materias como linhas, seringas, agulhas, aparelhos para ressucitaçao e ventilaçao dentre outros, nem mesmo os estrangeiros. Fora isso vamos deixar CLARO que os médicos não são contra a vinda deestrangeiros, mas sim contra a vinda deles sem que haja uma prova que ateste sua capacidade e que ofereça um serviço de qualidade a população

Ina Nascimento disse...

Deus se escrevs com "D" maiúsculo. E eu lhe desejo q seja atendido numa urgência por um medico cubano. Apenas isso.

Anônimo disse...

Esse Mardem me cheira a enfermeiro recalcado. Como pode um indivíduo que não é médico falar da profissão dos outros com tanta soberba. Mardem você é o tipo de Brasileiro que não precisamos, vai embora para Cuba.

Anônimo disse...

Ganhei meu dia. Essa cabeça chata Petista é um comédia. Fala do que não entende como se fosse a verdade absoluta. Usa seu Blog para expor um assunto de forma parcial e sensacionalista ao invés de discutir idéias. Dr. Mardem, me responda uma coisa, se os médicos Cubanos não passam na prova do Revalida, o que faz você, com todo esse conhecimento médico, afirmar que eles estão aptos a solucionar o problema de saúde no Brasil?

vinicius disse...

Bom, eu ia perdendo meu tempo em discutir a formação do médico brasileiro e sobre a política de saúde quando resolvi estudar (algo típico de medico) e aprendi que esse Mauricio Grabois, nome da fundação a qual você trabalha foi fundador do PCdoB. Após fazer isso, entrei no site da Fundação Maurício Grabois, e de cara vi um anuncio de uma conferência nacional com palestrantes : LULA, ANTONIO PATRIOTA E CELSO AMORIM!! WTF??
Parei por aí. Discutir com um comunista em uma república democrática como o é Brasil? Meu camarada (com trocadilho), se muda pra Cuba ou vai para Coréia do Norte ou para...........(não consigo lembrar de nenhum outro país comunista, pq será??). Isso, pq mesmo que os ignóbeis que estão há 10 anos no poder (acabando com o Brasil), e ainda tentem transformar esse país em um país comunista, utlilizando-se de médicos (MST) de araques cubanos, nós NUNCA seremos uma Venezuela!!! Pois aqui tem uma classe média (que sustenta o Brasil com orgulho!) que não permitirá que isso aconteça! Você deve ter sido um dos espertalhões oportunistas que foram à nossas passeatas, com a bandeira vermelha em punho, mas foram expulsos pois não foram convidados!! Respondendo seu título: 1- eu devo apenas a mim mesmo e meus pais, pois estes pagaram os impostos para que eu pudesse ao menos sobreviver neste país e estudar muito, (6 de faculdade e 7 de especialização) para receber R$ 2.550,00 por mês de salário do governo. 2- Não camarada (novamente com trocadilho) não devo nada profissionalmente ao meu país e não quero ser tratado como Deus, quero apenas dedicar aos meus pacientes o tempo que eles merecem, para continuar a receber o reconhecimento de todos eles, mas infelizmente sem receber financeiramente o que eu sei que mereço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcos Andrade disse...

Desafio a esses "tais" médicos que, agindo na soberba, declare quantas matrículas têm no SUS; Quantas horas trabalham na Rede Pública, e quantas horas na Rede Privada; Quantas sindicâncias foram feitas por causas dos erros médicos; Por que os defensores da vida e da intelectualidade não reclamaram dos planos de saúde em suas manifestações?; Por que os deuses não tiveram a coragem de enfrentar o deus Murad? E concordo com o blogueiro, esses que reclamam de forma irracional são a minoria.

Matden Ramalho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marden Ramalho disse...

Isso Marcos Andrade, o certo é que muita coisa há nessa caixa preta chamada 'medicina diagnóstica'. O Brasil tá fuçando isso agora e eles estão sentindo a pressão. Tem muita gente boa, mas tem muito trolóló de maluco, como se pode perceber. Tomara que o País vença.

Luis disse...

Seu comentário só não é mais ridículo do que a insignificância do seu blog. Pq vc como "jornalista" não se preocupa mais com as malezas do seu estado, mais pobre do país, 70% da população dependendo do Bolsa Esmola do Governo Federal, há anos sendo vítima da gerência podre dessa família Sarney que vcs insistem em reeleger ano após ano. Por isso estão nessa situação que se encontram. Procure um hospital público do SUS aí no Maranhão e veja as condições. Veja se algum médico tem interesse em trabalhar em um lugar como esse, veja as condições que as prefeituras do interior do seu estado oferecem antes de escrever idiotices como essa

Marden Ramalho disse...

Vinícius, sua mediocridade me faz crer que vc não tem noção realmente do que está em debate. Ou até tem porque teu discurso já é a ponta da linha da turma que ataca a decisão do governo brasileiro. Já que sua posição é política digo a vc que mesmo tendo posição política eu defendo a decisão do governo brasileiro por ser o caminho para romper com as dificuldades que se tem de levar essa turma para o interior do País sem ter que passar por pressão corporativa. E isso serve para qualquer que seja a categotia profissional. Nenhuma ém melhor que a outra. É simples. Quanto a posições políticas vc tem as suas eu as minhas. Quanto a isso nada vai mudar. E o debate é saudável assim.

Marden Ramalho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Marcos Andrade e Marden vamos parar de especular ne? vamos nos restringir aos fatos senao vira sensacionalismo politico. Em esclarecimento a Marcos, gostaria de deixar claro que os médicos todos os anos, só pesquisar um pouco, entram em greve contra os planos de saúde porém como não é uma matéria que envolva poder público ninguém vai as ruas. Desde quando um profissional tem obrigação de trabalhar na rede pública, onde está essa lei que eu desconheço, se não existem condições para o exercicio da profissão no interior como ja postado em um comentario anonimo acima esta é uma responsabilidade da gestão pública que além de não incentivarem carreira medica do estado ainda submete os médicos aos desmandos politicos da administração é só olhar o numero de médicos que trocam todo ano e em toda eleição. Quanto as sindicanias Marcos, você que não pesquisou vou lhe esclarecer, os conselhos de medicina é a instituição que representa a profissão que mais caça o exercicio de profissionais, portanto como ja dito vamos nos ater nos fatos

Mário Siqueira de Almeida disse...

Marden, Depois de ver tanto médico tentar sair pela tangente do problema que vc levanta em seu Blog vejo que vc venceu o debate e presta um grande favor ao Brasil: revelar a sujeira que pode estar por tras da cruel campanha feita por setores radicalizados e que atuam politicamente no sentido de manter benesses cujo tempo criou raízes em muitos. Parbenizo vc pelo trabalho que fazes ha mais de 15 anos na comunicação maranhense como radialista e vasta experiência na área de assessoria de imprensa, e agora como blogueiro. Muito bom. Abraço, Mario Siqueira de Almeida - Médico em São Paulo

Anônimo disse...

Luís, obrigado por vir ao Blog. Mas sinto que vc não descobriu a roda. A Saúde Pública no País é uma sujeira só. E todos tem culpa. E aqui não tem como tirar do cenário o papel que exerce o profissional médico na hora de fechar o ciclo de avaliação do sistema. A desculpa dos baixos salários, ou falta de carreira, ou ainda a falta de equipamentos não cabe no debate a não ser que seja para reforçar a ideia de que há uma guerra entre a 'medicina preventiva X a medicina diagnóstica também no Brasil. E nessa guerra bilionária há mocinhos e bandidos. De que lado vc está?

Amadeu Lindoso disse...

Parabens ao blogueiro pela perspicácia e sentido de jornalista.
Vc vê nas entrelinhas meu caro. Não devemos fazer guerrinha com esses caras mas algo tinha que swer dito de maneira dura e correta. Deixa agora eles esperneraem para responderem à sociedade o quento 'devem' a todos. Uma vez mais, bravo!!!!!!!

Anônimo disse...

Mario siqueira de Almeida o único que está saindo pela tangente aqui é Marden, você e outros que defendem esta opiniÃo. Gostaria que confrontasse os dados que trouxe mais acima, pois nos atermos a especulações que não possuem fundamento só leva a descredito e sensacionalismo politico

Rita Amaral - Goiânia/Goiás disse...

Eitaaaaaaaa, massa marden. Disse tudo. Cana nesses malandros. Apoioooooo beijo grande e conte com a gente.

Marcos Andrade disse...

Anônimo, especular!? Ora, seu corporativista, toda a sua classe médica sabe disso. Alias, quem quebrou a UNIMED? E os fatos ora relacionado por vc - anonimato, em momento algum os teus colegas se ateou! O CRM-MA "caça" cassar médicos! É abusar da paciência! Se são éticos, mostrem suas matrículas no SUS! E quando falei de prestar serviços na rede público, foi um comparativo do tratamento que vcs com presteza exercem no privado e relaxam no público. E se o problema for gestão, interessante, os diretores dos hospitais não são vcs mesmo! Isso tudo se chama corporativismo de classe, prezado Madem, e tem que se denunciado pela imprensa doa a quem doer.

Marden Ramalho disse...

Como responder a um anônimo? Mas enfim, vou ser breve. Dinheiro há sim e muito. Havia mais, com a CPMF. Mas o PSDB derrubou isso. Os escândalos de corrupção é são diários e o que existe de recurso é vazado pelo ralo. Outra coisa, o próprio ministro padilha já anunciara desde o início que esses médicos vêm pra cá após os testes normais como ocorrem em outros países que ja recorreram, gostaram e continuam a recorrer desses profissionais. simples, anônimo. A própósito disso recomendo o último post do Blog. http://domardenramalho.blogspot.com.br/2013/07/por-que-os-medicos-cubanos-assustam.html

Fabio Vilas-Boas disse...

Somente um imbecil como esse para emitir tamanhas impropriedades.

JOaquim Bicuço disse...

Cara, como você é burro! Isso aí que você falou é tudo burrice ... burrice! Um absurdo! Eu não consigo absorver o que você escreveu pq você escreve de uma maneira burra ...

Mas pelo menos conseguiu o que sempre quis: visitantes para este blogzinho medíocre! Parabéns ... nem é tão burro assim!

Anônimo disse...

Esse comédia do Mardem chamou a turma petista, do MST ou comunista dele para vir fazer cometários imbecis no blog lixo dele. kkkk esse cara é muito ridículo

Anônimo disse...

Novamente não puderam confrontar com dados o que fora dito. Marden ninguém falou que o PSDB é melhor que o atual falei apenas que o atual investe 3,77% do PIB na saúde, tem algum erro nisso?? a media mundial é de 7%, além disso o MS nÃo executou 50% do orçamento, estou mentindo??? Quanto a esta sua informação de que os médicos passariam por prova é mentira se dê o trabalho de olhar na pagina do MS. Marcos Andrade me dê números não o conheço para acreditar em você, os dados que trouxe sÃo de dominio público pesquise ja os seus são apenas especulações me acusar de corporativista sem contra-argumentar não significa absolutamente nada.

Alexandro Tobias disse...

Marden,

A discussão é valida quando não indigna tanto, hoje o medico no Brasil e falor por mim tb, é muito mas muito mal tratado no sus, em nenhum lugar foi feito concurso com valores adequados(R$1200,00 de salario base, em lugar nenhum tem se dado condições adequadas de trabalho, nos grandes centros quando o ambiente de trabalho é bom, o salário é ruim, sem concurso sem plano de cargos e carreiras, ai vc vai dizer que só falo no dinheiro, mas esse ponto tem que ser discutido, pq no SUS nunca se adequadamente (Urgencia são de 120 a 200 por 12hs, nos ambulatórios 30 a 40 por turno) o atendimento fica ruim até pela falta de tempo pra atender. Trabalhei no interior em varios lugares em São Paulo, Minas e Maranhão, todos os piores municipios foram os do maranhão em nenhum, repito nenhum temos condições razoaveis de trabalho. Saneamento Basico precario,farmacia hospitalar sempre deficiente, microhospitais sem infraestrutura de higiene e equipamentos, São Locais muito ruins de trabalho, e todos os medicos que vão nesses lugares reclamam e muito e as prefeituras nada fazem. O pOnto em questão são os cubanos:Uma das melhores redes de saneamento basico do mundo, um dos melhores programas de hipertensão, diabetes, prevenção de cancer de colo uterino do mundo, porém apesar de uma educação exemplar ninguem tem o direito de reclamar e debater como estamos aqui. A questão da revalidação Nos EUA, Australiae canadá são 3 anos de prova 3 steps(Conhecimento da lingua da cultura, Prova de medicina teórica e pratica), na Europa é igual ninguem entra na França, InGlaterra,Itália sem revalidar o diploma. Ai vc vai dizer que os medicos daqui tem que revalidar tb, a questão não é essa o MEC tem que fiscalizar as faculdades publicas e privadas de Medicina fechando as que não prestam. A Revalidação é necessária até para avalair os curriculos da faculdade formadoras, vc sabe que em cuba aborto é permitido, então no brasil ele tem que fazer a disciplina de Deontologia medica onde aprendemos as leis relacionadas a nossa area, lá é diferente, eles tem uqe comprovar proficiencia da lingua senão como vão atender???
É um tema muito delicado , mas dizer que somos farsantes e queremos ser endeusados só distorce e desvia o foco de nossas reclamações...

Maria disse...

Marden Ramalho, não sou médica mas procuro ler opiniões diversas (e assim "caí" neste blog) sobre assuntos em pauta, e analisar os vários ângulos antes de formar qualquer opinião sobre. Então, você realmente acha que tem conhecimento da realidade dos profissionais de saúde neste país?! Você por acaso acompanha o dia-a-dia destes trabalhando nas periferias, por exemplo? Não está sendo pedante?! Como a medicina preventiva resolveria o problema da falta de saneamento se este é um dos requisitos para o sucesso daquela?! O governo pode entupir as periferias de médicos (de quaisquer nacionalidades), mas sem a mínima estrutura adequada para o restabelecimento da saúde, sem saneamento básico, sem educação, o problema será resolvido? Seus argumentos são superficiais e por vezes infundados. Se quiser, estude mais e procure ter um pouco de humildade para exercer sua profissão com mais responsabilidade.

marden ramalho disse...

Joaquim, vou responder a vc propondo a mudança do seu 'nome' para Joaquim 'Pinguço'. Vai te catar, rapá. Sai pra lá com esse teu preconceito infantil e alcoolico.

marden ramalho disse...

Maria, pnso que minha opinião ficou clara. Fui na ferida. Meti o dedo e revirei. Outro dia tive me deparei com a seguinte asneira. Opinei aqui sobre professores e me disseram que eu não poderia opinar porque não conheço a vida dos professores. Agora vem vc me dizer que não posso opinar sobre os médicos ou a saúde no Brasil porque nãpo sou médico. Um outro chega e me diz que devo estudar se quiser chegar pelo menos "aos pés" de médicos. Ora por favor. Se tiver que dar ouvidos a baboseiras desse tipo o mundo não avançaria. A questão aqui não é saneamento apenas. É o próprio debate sobre a linha geral de como é desenvolvido o próprio atendimento médico no pais e a prestação dos erviços de saúde. Há de se por um dia na mesa o debate sobre o que seria mais vantajoso para o País e mesmo p os medicos: essa 'medicina diagnóstica', cara, inacesível para a maioria absoluta da população ou a 'medicina preventiva', com plementada com o uso adequado dos recurso destinados à saúde. É claro e isso é elementar, que o serviço médico deve ser completo com a ação pública nas áreas de saneamento e outros serviços. Mas existe algo maior como disse acima e outros milhões concordam aqui e no brasil. E só p fechar, chega de soberba ou tentar desviar o foco do debate. Estudamos diariamente para enfrentar os debates. Com advogados, radialistas, bancários, engenheiros, filósofos, professores ou até mesmo médicos. E, se quiser, participe sempre do Blog. Não caia aqui. Venha. Que estou esperando sempre.

Wellington Dias disse...

Marden, Bom dia. Parbesn pelo Blog e a sensibilidade em por na mesa um tema tão essencial ao País. 'Medicina Preventiva' X 'Medicina diagnóstica'. Debate que jamis os médicos em sua ampla maioria irão admitir tranquilamente. Isso é um verdadeiro turbilhão quando se toca nesse assunto nas faculdades aqui do Brasil. Forte abraço e to sempre te acompanhando.

Marcos Andrade disse...

Como argumentar com um covarde que nem mostrar o nome ("Dr." Anônimo)? Mas estamos no Brasil, Maranhão, onde um grupeto de médicos se acham deuses e são extremistas - vejam o Ato Médico. E Mardem concordo plenamente com vc, vamos abrir a caixa de pandora da Classe Médica Brasileira - separando o trigo do famigerado e mercenário joio médico.

Unknown disse...

Aqui eu vi uma mente pequena opinar sobre algo de forma tão local, superficial mesmo. No (sudeste minha região, MG) você estuda 5 anos pra ter remuneração vergonhosa. Existem vagas para médicos nos sertões de MG com salários de R$1.200,00. Sua matéria pode ser boa mas falta muito ainda para mostrar a realidade de um Brasil, visto por você como aldeia.

vinicius disse...

Amigos não discutam com um "reporter"(???) comunista!! O cara têm o ideal de transformar o Brasil em Cuba, Venezuela ou Coréia do Norte!!! Para ele 100% dos médicos são "burgueses" e "elite". Médicos para esses comunistas dos anos 60 são a bola da vez! Eles são 0.00001% da população, e so conseguem chamar atenção na internet com um título fantasioso desses: "Farsa! Maioria dos médicos brasileiros ....bla bla"
Se ele tivesse postado 1% de algo útil para discutir a interiorização médica no Brasil, seria digno de resposta, mas o cara só consegue xingar e xingar!! Reporter comunista de fundação comunista no estado mais pobre do Brasil dominado por um Fascista ladrão de direita. Chego ate entender e ter pena dele.....

Waldemar Lages Filho disse...

Espero que o Sr. e sua digníssima família sejam por toda vida atendidos e "tratados" no SUS e tbm, principalmente, necessitem de leitos, equipamentos, medicamentos, UTI, etc...

Anônimo disse...

Simplista, e demagogo, Vai falar que voce também acredita em lula e dilma?! e que eles são honesto, e que o mensalão foi um devaneio?! alguns minutos perdidos do meu tempo! não devia ter lido. Antes de escrever qualquer coisa,irmão, vai ler, não fica que nem o ex-presidente que só sabe falar, sem saber de nada.

Dra Luciana disse...

Torço que o senhor e sua família precise do serviço publico .
o senhor realmente não sabe o que fala ...
os pacientes pobres merecem ser bem atendidos , merecem receber remédios, merecem ser internados em bons hospitais caso ocorra necessidade...um medico que vai para o interior sem conhecer o minimo das doenças locais , que nao fala o mesmo idioma ... que não passa por uma avaliação não pode atender a população.. todo ser humano merece respeito e merece ser atendido por pessoas qualificadas... infelizmente o senhor não conhece a nossa realidade e com certeza não deve necessitar de serviços públicos ...
não somos mercenários...
infelizmente não somos médiuns e nao fazemos milagres ...

Anônimo disse...

Vc meu amigo, será um dos prejudicados por essa atitude irresponsável,deixe-me explicar uma coisa os médicos não estão com medo de perderem mercado, pois os médicos brasileiros são muito bons e não tem medo de concorrência,nos estamos preocupados com a população, entretanto idiotas como vc merecem ser atendidos por pseudo medicos, boa sorte..

Unknown disse...

A sua opinião é um direito, apenas me preocupo com a formação de opinião de leitores baseada em argumentos, no mínimo infundados (porque não vi fontes) e juvenis (porque se limitam à superfície do senso comum).
Prossigo: Você afirmou que a "chiadeira" é "Dos médicos apenas". Mentira - Quanto à sondagem da POPULAÇÃO NÃO MÉDICA, a DESAPROVAÇÃO do projeto é maior entre os mais velhos (49%), entre os mais escolarizados (44%) e menor entre os moradores da região Nordeste (56%). Quanto maior o grau de escolaridade, menor é o apoio à contratação de médicos estrangeiros. Fonte: Estudo de opinião do Datafolha.
Você falou que "tais profissionais mantêm sob ‘chibata’" a pupulação mais carente", isso é algum tipo de denúncia, frase de efeito...fato? E as Fontes? Se me mostrar casos pontuais vamos estar atestando a sua mediocridade!
Falando da "farra das AIH's", é fraude incontestável, mas que não prejudica em nada o paciente, que recebe internação sem maiores dificuldades burocráticas e realização de muitos exames comprobatórios, ainda que ilegalmente (com diagnóstico diferente), por isso eu nunca defenderia.
Você disse que a "banda podre" acabou sendo "endeusada" nos rincões, e isso criou uma "aurea mitológica". Isso, meu caro, acontece desde que a medicina existe, quando no Egito antigo um médico realizou uma cesariana, preservando a vida de César. Não controlamos as idolatrias alheias, não temos O PODER.
Aí você fala de "ascenção de médicos a cargos públicos para manipulação de recursos", novamente, onde estão as fontes? Não conseguiu nada? Percebeu que o médico ministro "ascendeu" e está manipulando a população sobre os "médicos estrangeiros" para galgar o governo de São Paulo?
Faz acusações de cunho moral, de desvios de recursos, conchavos com prefeitos (sempre sem as devidas referências), numa tentativa de despertar a ira do leitor contra a "banda podre", que não representa o todo; como todo jornalista sério bem sabe.

Então vem o apanhado de clichês que vocês adoram: juramento Hipocrático, negligência, erros médicos, "péssimo atendimento", coisas quem estão presentes em todas as profissões.
A medicina preventiva não foi patenteada no "estrangeiro", muito menos em Cuba; o Conselho de Portugal já afirmou que não se submeterá às condições propostas pelo Brasil, os "estrangeiros" (tudo que é bom é estrangeiro né) não virão, meu caro; virão os Técnicos de 3,5 anos selecionados pelo MST, formados em Cuba pra cuidar de pessoas que morrem das mesmas doenças que nós, que a preventiva não resolve (e não é só diarréia e desnutrição).
"o Revalida ou ALGO SEMELHANTE" Ahh, eu me passo pela barbárie da inteligência em que vivemos, o ministro quer passar por cima do CFM e do MEC e aplicar, ele mesmo, a suposta avaliação malandra, digo isso caso esteja desinformado, que parece ser o caso. O ministro não quer aplicar o revalida, por que será? "os diplomas obtidos em universidades estrangeiras deverão ser revalidados nos termos da Lei nº 9.394/96 (Lei de diretrizes e bases da educação nacional).
Entenda que o posicionamento é contra a entrada e exercício de médicos estrangeiros SEM REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS. A
competência estabelecida no art. 21, XXIV, é delegada às entidades de fiscalização do exercício profissional. Cabe a estas entidades, além de defender a sociedade, impedir que ocorra o exercício ilegal da profissão.

No final do texto você arrasa, "que saiam de suas tocas e caiam nesse brasil de meu deus", a casa da mãe Joana, único lugar do mundo em que não haverá rigor para a entrada de médicos, as mãos dos cubanos se transformarão, miraculosamente, em ambus, tubos orotraqueais, balões de O2, Rx, farão hemogramas com o poder da mente, pneumonia vai ser tratada com Charuto e folha de coca e os ignorantes, como você, estarão aplaudindo de pé.

Artur Costa disse...

Meu caro, uma pessoa que posta um texto dessa qualidade, de fato desconhece a realidade do SUS. A existência de maus profissionais é realidade em qualquer profissão, inclusive na tua. Você é um exemplo concreto. Pois deveria difundir a informação, mostrar a realidade dos interiores como ela é, e não ficar fazendo esse partidarismo desonesto barato de esquerda aqui no teu blog

Marden Ramalho disse...

vamos lá. Ina, se vc como médica é assim tenho pena de seus pacientes. No meu caso serei atendido como os milhares ou talvez milhões em todo o mundo o são e bem porque eles conhecem e praticam os princípios basilares da medicina. Com equipamentos então a coisa será melhor ainda. Mas aqui o debate é sobre o que vcs tem a ofercer a seu país e não aos seus proprios umbigos.

Marden Ramalho disse...

Arthur costa, elementos como vc devem ser banidos da vida democrática. Sua posição é atrasada e retrógrada. Entre no debate, discorde, critique à altura do que foi exposto. Do contrário, vira banditismo de direita e seu combater isso muito bem. sai fora, seu cretino.

Marden Ramalho disse...

Waldemar lages filho, ja que é assim repito o que já disse. Já fui atendido em UPAS e Hospitais particulares e vejo que o aten dimento é semelhante. Cabeça baixa, não conversa com os pacientes, pedem dezenas de exames caríssimos etc etc etc. Quero que vc não atenda nem a mim nem a nenhum brasileiro poiis vc não é medico em essencia. é isso que a sociedade questiona de vcs. vcs querem o mundo mas oferecem muito pouco. deveria ser o contrário. mas não vcs se fecham em seus mundinhos de consultórios e danam-se a se fazer sempre de vítimas. ora meu caro, por favor. chega desse papo furado. os argumentos que estão no blog não são apenas politicos mas práticos. é isso.

Marden Ramalho disse...

'Unknow', não seja covarde e se identifique, malandro. Seu posicionamente é fraco e limnita-se a tentar desqualificar o Blog. Nada mais. e da próxima vez se identifique. Do contrario, fora.

Marden Ramalho disse...

Dra luciana, entendo sua posição. Concordo em parte com ela. Mas uma coisa é certa: o debate não deve se resumir às condições de trabalho, carreira, salário de vcs. o debate é sobre o que vcs realmente estão fazendo para melhorar a saúde no País. Vcs precsiam descer do salto e encarar a realidade. A saúde vai mudar quando vcs ajudarem a ser menos diagnósticos e mais preventivos.

Alberto disse...

Valeu meu caro marden. Vc pressionou os caras agora. Nunca vimos essa turma tão acuada e na defensiva. Os atques deles reforçam o que vc disse: soberba, endeusamento, e outras coisas. Agora debater o sentido real da pressão que eles estão levando da sociedade como um todo sobretudo a mais carente, eles nunca pensaram que poderiam sofrer. Parabens pelo trabalho e conte com a gente. Alberto Vieira - Delegado de polícia.

Iasmin Machado disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Iasmin disse...

Temos que importar blogueiros Cubanos, porque tá tenso! Barbárie da inteligência!

Mas parabéns, conseguiu seus 5 min de fama, mesmo que às custas da língua portuguesa e da lógica.

Marden Ramalho disse...

Iasmim, as respostas já foram dadas. leia os textos e verá que poupo a minoria pois é esta minoria que não colabora com as canalhices de muitos de vcs. os bons profissionais não entram na sujeira da saude no Brasil. Mas no caso esepecífico é a maioria sim. Agora se a carapuça couber, paciencia.

Henrique Vieira disse...

valeeeeuuuu, garoto. Vc mexeu com os caras de branco. Eles jamais imaginariam ter que descer do salto para se defender dessa maneira. e vc descortinou o verdadeiro debate que é sobre a própria verdade do submundo das corporações e suas relações com a bilionária industria farmaceutica e as empresas de diagnósticos. Parabens, mesmo, marden.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O maior absurdo neste país foi terem dado permissão para pessoas que não se formaram em jornalismo e que nÃo possuem o minimo de responsabilidade para com a profissão escrevam. Como resultado vemos estes absurdos sendo escritos. Se quer pelo menos fingir que pratica jornalismo Marden se basei em fatos, mas eu disse fatos n blogs obscuros de pessoas desconhecidas e com argumentação unilateral, por que isto não é jornalismo é propaganda politica

Marden Ramalho disse...

'Anônimo', desça do salto alto e reconheça as verdades dos textos postados no Blog. Se vc não concorda pelo menos entenda que o Blog existe independente de elementos como vc. Não busco holofotes mas o que exponho aqui são opiniões sobre temas como a falsidade de médicos pilantras que se escondem atras da fragilidade dos que mais precisam pra se dar bem. Essas são as verdades ditas no Blog que vc não concorda. paciência. A propósito, acabo de ouvir de uma fonte outra denuncia de erro médico acontecido com a esposa e um outro amigo perdeu a esposa por negligência de médicos irresponsáveis. Não tente desqualifique o Blog pois a questão aqui é verdadeira. Os médicos estão cumprindo seu papel de defender seu 'quinhão'. Mas eu tô aqui pra expor notícias. Esse é o meu trabalho e amo muito tudo isso. independente de elementos como vc, que alem de discordar atuam politicamente, destruindo a já arranhada imagem da classe. O Blog continuará. A bem da verdade.

Maria disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Marden 1) vc não expoe noticias vc expoe opiniao, sugiro que estude a imparcialidade no jornalismo, 2) sugiro que sua fonte denuncie esses erros médicos e vc também. 3) falsidade Marden é vc atribuir a desgraça que é a saúde publica aos médicos, falsidade Marden é vc eximir da culpa o governo PTista, sim por que em nenhum momento vc falou do quanto é investido na saúde, dos editais de contratação de médicos que no SUS recebem em média 5,500 reais é só pesquisar, esses super salarios que vc vomita ai existe em 2 ou 3 cidades do país, se estou errado mostre os editais de contratação. ESPERO QUE NÃO SEJA APAGADO COMO ALGUNS OUTROS FORAM PQ O SENHOR NÃO SABE RESPONDER.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marden Ramalho disse...

Anônimo, identifique-se, do contrario, FICA difícil. Parece que to respondendo a um hacker. Temes algo? Vamos lá. Definitivamente, imparcialidade é uma aula elementar que aprendemos no nosso meio de comunicadores: de uma vez por todas: NÃO EXISTE IMPARCIALIDADE NO JORNALISMO quem disser que sim ou tá mentindo ou não tem noção do que diz. AS OPINIÕES AQUI APRESENTADAS SÃO CORRETAS. RESPONDI MUITAs a muitas asneiras ditas aqui postas como "verdade". Paciência. O blog permite isso. Só nção permito exageros. E essa é uma decisão minha. VC NÃO CONCORDA E VAI FICAR AÍ pregando PRO RESTO DA VIDA. FIQUE AÍ. EU JÁ PASSEI. JÁ TO NOUTRA PAUTA. E POR FIM, REPITO, A QUESTÃO QUE LEVANTO AQUI NÃO É SOBRE SALÁRIO DE MEDICO, MUITO MENOS CARREIRA PROFSSIONAL, MAS SIM O QUE VCS TEM A OFERECER AO PAÍS SEM exigir contrapartidas MONETÁRIAs. se for assim bem vindo a fila. SEM ESSA de vítimas do governo federal. Sugiro a vcs que saiam às ruas não só pra ser contra a vinda dos médicos estrangeiros para o brasil mas também para denucniar mazelas nacionais na área de saúde. Some-se aos milhões de brasileiros que já estão na luta. Pela primeira vez vcs estão sentindo na pele o que é que o Brasil pensa de vcs. simples. Minhas respostas já estão aí nos posts.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Edson Silva Lima disse...

Parabéns pelo Blog,,, gostei do comentário sobre a medicina, hoje no Brasil tem muito mais mercenário do que profissionais, se não fora eles estariam atendendo o povo, sem olhar poder aquisitivo,infelizmente tudo o que você diz é a mais absoluta expressão da verdade,é muito mercenário pra pouco jaleko. Os doentes do brasil agradece aos Cubanos, exercer medicina com amor e respeito pelas pessoas é apenas o dever de todo profissional. Sou mais um que precisou de médico e eles não estavam lá.