2 de agosto de 2013

SINPROSEMMA reafirma na justiça homolgação do Acordo Extrajudicial que garante pagamento de diferenças salariais atrasadas

Atendendo ao pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), a 3ª Vara da Fazenda Pública do Fórum de São Luís homologa o acordo extrajudicial que garante a continuidade de execuções individuais para o pagamento das diferenças salariais, aos professores da rede estadual de educação, restituindo-os de perdas obtidas pelo não cumprimento da Lei 6.110/94, do antigo Estatuto do Magistério.

A decisão judicial, publicada no dia 26 de julho deste ano, desobriga o governo do Estado de cumprir o pagamento coletivo das diferenças, mas mantém garantido o direito dos trabalhadores às diferenças salariais, na continuidade dos pedidos de execução individuais.

“Contudo, resta assegurado aos servidores do Subgrupo Magistério da Educação Básica o direito de prosseguirem na liquidação e execução individualizada das obrigações de pagar previstas no comando sentencial relativas aos créditos a serem apurados e pagos na forma da lei.Diante do exposto, defiro o pedido de fls. 3007/3010, homologo o Acordo Extrajudicial firmado entre as partes e tenho como cumprida a obrigação de fazer determinado na sentença”, diz a Justiça.

Na sentença, o juiz José Jorge Figueiredo dos Santos também determina que os processos de execução individuais, que tratam das perdas, questionadas pelo Sinproesemma no processo 14.440, no ano 2000, sejam remetidos para a 4ª Vara da Fazenda Pública, para onde foram distribuídos inicialmente.

Para o presidente do Sinproesemma, a homologação do acordo é a consolidação da vitória alcançada pelos trabalhadores que conseguiram, após uma grande luta, com duas greves, aprovar um novo estatuto e garantir que as perdas provenientes do não cumprimento do antigo estatuto sejam corrigidas em processos individuais na justiça.

O acordo extrajudicial entre o sindicato e o governo do Estado, anexado nos autos do processo 14.440 e homologado pela Justiça, foi firmado logo após o final da última greve dos trabalhadores em educação, realizada no primeiro semestre deste ano, que cobrava, entre outros direitos, a aprovação do Estatuto do Educador, projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Executivo no dia 1º de julho deste ano.

Veja, na íntegra, o texto de homologação do acordo http://sinproesemma.org.br/wp-content/uploads/2013/08/Processo-0014440-decisao-acordo.pdf

Fonte: SINPROESEMMA

Nenhum comentário: