28 de novembro de 2013

Assembleia obedece ao Palácio dos Leões e indica Washington Oliveira para o TCE


Realizando três horas um processo que pode levar vários dias, legislativo maranhense escolhe vice-governador para a vaga no TCE e abre caminho para Luis Fernando ser governador “biônico”.

Arnaldo e Roseana


Concretizando uma expectativa que já era esperada nos bastidores políticos , a Assembleia Legislativa do Maranhão, sob o comando do pemedebista Arnaldo Melo indicou hoje pela manhã, o vice-governador Washington Oliveira(PT) para o Tribunal de Contas do Estado(TCE). Em pouco mais de três horas, foi realizada a sabatina com o vice-governador e também os outros trâmites necessário a procedimentos desta natureza como a sessão extraordinária e a votação.

Em declarações publicadas hoje no jornal O Estado do Maranhão, alinhado editorialmente ao Palácio dos Leões, Washington Oliveira admitiu não ter certeza de que a eleição para a escolha do novo integrante do TCE fosse realizada hoje devido a necessidade de ser efetuada além da sabatina seguida de um parecer da comissão de deputados responsável por isto e depois uma sessão extraordinária, a ser realizada após a sessão ordinária. Mas sob a pressão do Palácio dos Leões a Assembleia Legislativa acelerou os ponteiros do relógio e menos de quatro horas tudo foi encaminhado.

Com a ida de Washington Oliveira para o TCE, o petista deve renunciar ao cargo de vice-governador e com a renuncia de Roseana Sarney para concorrer ao Senado em 2014, será necessário uma eleição indireta na Assembleia Legislativa para a escolha de um nome que fique exercendo mandato “tampão” após a renuncia de Roseana. E quem vai ser o governador “biônico”, nomenclatura criada no regime militar para cargos cuja eleição era indireta, é Luis Fernando Silva.

Durante o tempo em que os militares estiveram no comando do país, e o senador José Sarney presidia a Arena, partido apoiador ao regime, os governadores estaduais eram escolhidos de forma indireta, entre os nomes indicados pelos políticos ligados ao generais. No Maranhão, os governadores “biônicos” eram apadrinhados por José Sarney que posteriormente com a derrocada do regime militar no início dos anos de 1980 decidiu sair da Arena para o PMDB..

Os deputado da oposição que já haviam questionado todo o processo de escolha de Washington Oliveira e rapidez com que ele foi realizado ressaltaram que tudo isto foi articulado para que o Palácio dos Leões viabilizasse ao mesmo tempo a eleição indireta de Luís Fernando Silva para o governo do Estado. “Não é nada pessoal contra o vice-governador, mas o que estão querendo fazer é transformar Luís Fernando no governador biônico do Maranhão”, afirmou Rubens Pereira Junior, líder do PC do B na Assembleia Legislativa.

Fonte: Maranhão da Gente

Nenhum comentário: