8 de novembro de 2013

"Precisamos criar uma grande rede social pública no Brasil para enfrentar as corporações econômicas."., disse Laudert Castelo Branco, da CTB

Laudert observa fala de Júlio Guterres da CTB/Maranhão
Os debates seguem no 1º Encontro Estadual de Comunicação Sindical realizado pelo SINPROESEMMA e pela CTB.

Agora à tarde, (8), o webdesigner e integrante da equipe de comunicação da CTB nacional, Laudert Castelo Branco, abordou o tema “Impactos das inovações tecnológicas e das redes sociais na comunicação sindical, popular e democrática”.

Para Laudert é importante ressaltar o novo momento que a sociedade está vivendo nesse início de século 21, sobretudo a partir das “inovações tecnológicas e das novas ferramentas de comunicação, como que elas estão impactando na vida cotidiana e como os sindicatos devem ficar atentos a tudo isso para melhorar a comunicação entre os trabalhadores e a sociedade.”.

Professores de Santa Quitéria, São Bernardo, Açailândia e Balsas atentos
Sobre a defesa das redes sociais, Laudert disse que embora esse seja um tema em aberto as Redes Sociais precisam ser um ambiente de domínio também do movimento sindical pela força, sobretudo, das novas gerações midiáticas.

Perguntado sobre as Redes Sociais na luta popular, Laudert disse que nas Redes Sociais as pessoas tem se encontrado mais, as pessoas tem se conhecido mais e há um maior ativismo digital, sobretudo após as manifestações de rua no mês junho no Brasil.

No entanto, Laudert lembra que embora as Redes sociais sejam ambientes de grande participação deve-se considerar que “essa ferramenta é dominada pelos grandes produtores de conteúdo da Rede. Isso leva os usuários do Facebook a não terem plena liberdade de expressão e ficarem sujeitos às regras das grandes corporações.”.

Para superar o controle por parte dos grandes grupos econômicos nas redes sociais, Laudert com base na opinião da CTB, enfatiza que "é necessário a criação de uma grande rede social pública como alternativa às opiniões dos grupos econômicos vinculados ao PIG."

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