6 de novembro de 2013

CGU realiza capacitação para reduzir "desvios" e garantir "correta aplicação dos recursos públicos"

Sede da CGU em São Luís
A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) realizarão, no dia 14 de Novembro, capacitação técnica destinada aos gestores da assistência social, como prefeitos, secretários, coordenadores, assistentes sociais e psicólogos, visando a melhoria do gerenciamento dos programas Bolsa Família, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

De acordo com Francisco Alves Moreira, chefe da CGU-Regional/MA, “a ideia consiste em fortalecer a gestão pública por meio de oficinas temáticas. Na primeira, ocorrida no dia 30/09, a CGU e o TCE trataram dos programas da educação, Fundeb, Alimentação Escolar e Transporte Escolar. Agora será a vez dos programas da área da assistência social”.

Segundo George Santana, que é membro do Núcleo de Prevenção à Corrupção da CGU e um dos palestrantes, “a discussão vai ser muito profícua, pois a CGU levantou as principais irregularidades na gestão dos programas da assistência social e, com o diagnóstico, vai difundir boas práticas de gestão”.

Para Fábio Alex Melo, auditor do TCE-MA e também palestrante, “o grande desafio da assistência social no Maranhão é fazer a correta aplicação dos recursos públicos e reduzir, com isso, os desvios de finalidade”.

A capacitação será realizada no auditório do TCE-MA, que fica localizado na Av. Carlos Cunha, SN, Calhau. Não haverá o pagamento de taxas de inscrição e, ao final, os participantes receberão certificados emitidos pelos órgãos da Rede Institucional de Controle.

Veja a programação completa:

8h às 9h-Credenciamento

9h-Abertura solene

9h30- Os desafios na gestão dos recursos da área da Assistência Social.

Facilitador: Fábio Alex Melo (Auditor do TCE-MA)

10h30-Intervalo

10h40 às 12h40-Oficina técnica/Programa Bolsa Família e CRAS.

Facilitador: George Santana (Auditor da CGU)

Fonte: CGU - MA

Nenhum comentário: