27 de novembro de 2013

Júlio Pinheiro participa de 'Encontro Estadual de Educação nas Prisões'

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro; e o secretário de Políticas Educacionais, Odair José, participaram da abertura do Encontro Estadual de Educação nas Prisões, que ocorreu ontem, 26, no Hotel Santa Luzia, no bairro do Olho D’Água, em São Luís.

Júlio Pinheiro: "experiências dos educadores podem ajudar a corrigir problemas”
 Os debates serão norteados pelo tema Políticas de Educação nas prisões: possibilidade e desafio.

O encontro é organizado pela Secretaria Adjunta de projetos Especiais, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e conta com a participação de representantes da Universidade Estadual do Maranhão e da Secretaria Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

Para Júlio Pinheiro, a discussão sobre a educação nos presídios maranhenses é importante porque traz à tona a situação de crise que a Segurança Pública enfrenta, marcada por uma onda de rebelião e violência que afeta também os educadores. “É um bom momento para os trabalhadores em Educação apresentarem relatos sobre o trabalho dentro dos presídios e o Estado, a partir das experiências dos educadores, possa agir de maneira para corrigir os problemas existentes”, afirma.

A direção do SINPROESEMMA e os trabalhadores lotados no sistema penitenciário têm lutado pelo reconhecimento e valorização dos serviços prestados nas unidades de ensino. Entre as últimas conquistas obtidas está a aprovação da gratificação no valor de 40%, que é correspondente à atividade desenvolvida em área de alto índice de violência, assegurada no artigo 39º do Estatuto do Educador.

Fonte: http://www.sinproesemma.org.br/

Nenhum comentário: