4 de junho de 2014

Protesto de professores em frente à casa do prefeito é legítimo

Professores protestam em via pública
E quem disse que protestar em frente à casa do prefeito é algo ilegal?

Só a cabeça de assessores alinhados a sei lá quem ou aqueles que fazem o famoso ‘jogo duplo’ pensa assim.

E isso é simples. Basta ver como operam.

Por um lado estão sob a aba da oligarquia, por outro são muito‘prestigiados’ pela própria prefeitura. Atuam assim na tentativa de transmitir a ideia de que estão ajudando o prefeito. Para esses pode tudo. Até usar o velho chavão ‘direitóide’ de chamar trabalhador de baderneiro.

Mas a realidade mostra sempre a verdade.

Os trabalhadores não ocuparam a casa do prefeito, mas sim uma via pública em frente à casa do gestor em protesto por não serem recebidos desde que iniciou o movimento grevista.

Mas o interessante é que para realizar atos que façam homenagens ou mesmo comemorações a qualquer gestor aí pode ir para a porta da casa gritar, fazer ‘bandeiraços’ e até mesmo ‘apitaços’. Mas quando é para protestar em busca simplesmente de apoio e de maneira legítima, aí não pode? O quê que é isso? O quê que está acontecendo?

Os trabalhadores caminharam semana passada juntos a uma Comissão de vereadores em direção à prefeitura para tentar audiência direta com o Prefeito.


O senhor Milton Calado disse que o prefeito receberia os grevistas até o fim da semana. O fim da semana passou, mas a promessa não foi cumprida e os trabalhadores já indignados e cientes de seus direitos foram direto à casa do prefeito em busca de diálogo.

Até onde sei não é crime fazer protesto pacífico em via pública ainda que seja à frente da residência de uma autoridade.

O prefeito deveria ter descido e dialogado de forma pacífica com os trabalhadores.

Não fez e preferiu o silêncio.

Por isso os protestos continuam.

Os trabalhadores estão em greve há 14 dias (duas semanas) onde entre outras coisas reivindicam a melhoria das condições das escolas na Rede, o cumprimento do Acordo feito em 2013 que garante a regularização funcional e reajuste salarial digno para toda a categoria.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Mardem,

Pode até ser legítimo fazer protesto em frente a casa do Prefeito.
Mas, os vizinhos do Prefeito, que moram no mesmo prédio não tem nada a ver com isso e não podem ter seu sossego perturbado.
O melhor local para esse protesto é a porta da Prefeitura.

Marden Ramalho Editor do Blog disse...

Prezado anônimo, identifique-se. Mas, só pra deixar claro, não há incoerência com o que foi escrito muito menos na manifestação dpos professores. Os trabalhadores tentam a duas semanas uma audiência com o prefeito para expor e ouvir da gestão uma posição sobre a greve e nada. Então, se maomé não vai à montanha a montanha vai a maomé. E assim foi feito. Nada de ilegal muito menos imoral. Foi justo, muito justo. E se for necessário a disposição dos professores é ir sempre que achar necessário. E terão meu apoio sempre, desde que atuem na linha da civilidade e da coerência com que reivindicam seus direitos. Grato pela participação.

Manoel Silva disse...

A horda de Sindicatos que se alastra pelo país precisa entender que o direito deles termina onde começa o o do outro.
Sou morador do prédio e me revoltei, pois acordaram meu filho de 11 meses de idade.
Pura irresponsabilidade. Liguei para o 190 e registrei queixa por perturbação da ordem pública. A polícia hoje, comandada por políticos, se exime de prender esse tipo de delinquente.

Marden Ramalho - Editor do Blog disse...

Manoel, tratar trabalhadores como "delinquentes" ou mesmo os sindicatos como "horda" é uma violência sem tamanho. Os sindicatos não se intimidam com o linguajar belicoso de alguns. O objetivo não era incomodar os 'moradores' do prédio, mas dizer ao prefeito que os 5.712 professores e professoras de São Luís estão há duas semanas buscando uma audiencia com ele e nada. Mas, fique tranquilo,pelo visto o protesto deu certo. Espero que não seja necessário outro. Parabens aos trabalhadores e aos sindicatos.