14 de dezembro de 2012

Direção Nacional da CTB divulga Nota de solidariedade a Lula e "conclama todo o movimento sindical a se mobilizar contra a trama golpista em curso." no Brasil

A Direção Plena da CTB, reunida entre os dias 13 e 14 de dezembro, em São Paulo, para debater uma série de assuntos organizacionais da Central, definiu, em resolução aprovada por unanimidade, divulgar uma nota de solidariedade ao ex-presidente Lula, por conta da atual campanha falso-moralista conduzida pela direita e pela mídia burguesa.

“O povo brasileiro não será influenciado por essa campanha falso-moralista midiática da direita. A CTB, na sua 8ª reunião de sua Direção Plena, empenha sua solidariedade ao ex-presidente Lula, como um reconhecimento de seu legado para a classe trabalhadora”, diz a nota, cuja íntegra pode ser lida ao final da matéria.

Pauta

Durante os dois dias de reunião, a Direção Plena fez um balanço dos cinco anos de fundação da CTB (completados no último dia 12), discutiu a atual conjuntura nacional e internacional, definiu detalhes do regime do 3º Congresso da Central (marcado para agosto de 2013) e debateu a importância do Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a ser realizado em março de 2013.

Ao discutir a conjuntura internacional, a Direção Plena também divulgou uma nota de solidariedade ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. “Neste momento de duras provas à saúde do presidente venezuelano, a CTB, ao tempo em que manifesta seu desejo de pronta recuperação do companheiro Hugo Chávez, acredita na firmeza dos trabalhadores, das trabalhadoras e do povo da Venezuela a se manterem unidos em defesa da Revolução e da ordem democrática e institucional”, diz o trecho final do documento.

Leia a íntegra da Noa da CTB.

Toda solidariedade a Lula contra a ofensiva da direita

A conjuntura política nacional é hoje marcada por uma feroz ofensiva das forças reacionárias e de direita, derrotadas nas eleições municipais de outubro, contra o governo Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Está em curso uma campanha falso-moralista orquestrada pela direita neoliberal, liderada pelos partidos derrotados nas eleições de outubro (PSDB, DEM e PPS), além da mídia burguesa, com repercussões no Judiciário brasileiro e na sociedade.

A tentativa de desmoralizar Lula e enfraquecer sua liderança política, explorando o suposto depoimento do já condenado publicitário Marcos Valério, toma dimensões de um golpe contra as instituições democráticas e a própria democracia.

A campanha midiática do falso moralismo da direita, que no passado levou ao suicídio Getúlio Vargas e serviu de pretexto aos golpistas de 1964, é uma cortina de fumaça para acobertar os reais interesses que orientam as ações da direita em nosso país, que nada mais faz do que subverter os clamores sociais do povo brasileiro, que de modo soberano colocou no poder, nas três últimas eleições presidenciais, as forças progressistas e de esquerda.

Aqui há mais do que preconceito e ódio da classe dominante contra o projeto de mudanças que se estabeleceu a partir de 2003, com a eleição de Lula. O que se vê é uma campanha que visa a antecipar a disputa pelo poder central que ocorrerá em 2014. Poderosos interesses contrariados pelos governos progressistas e populares se movimentam no subterrâneo da política brasileira na tentativa de apartar a liderança do ex-presidente Lula do povo brasileiro, ao mesmo tempo em que visam interromper o processo de mudança iniciado pelo governo Lula, que estancou a sanha neoliberal do período anterior.

O povo brasileiro não será influenciado por essa campanha falso-moralista midiática da direita. A CTB, na sua 8ª reunião de sua Direção Plena, empenha sua solidariedade ao ex-presidente Lula, como um reconhecimento de seu legado para a classe trabalhadora e conclama todo o movimento sindical a se mobilizar contra a trama golpista em curso e a defender as bandeiras da democratização dos meios de comunicação, dos direitos e das demandas populares e do aprofundamento das mudanças estruturais, com vistas a promover um novo projeto nacional de desenvolvimento, fundado na soberania e na valorização do trabalho.

São Paulo, 14 de dezembro de 2012.

Direção Plena da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Nenhum comentário: