4 de dezembro de 2012

Júlio Pinheiro é candidato a presidente no SINPROESEMMA. A eleição no Sindicato acontece dia 13 de Dezembro

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado do Maranhão, SINPROESEMMA, realiza no próximo dia 13 de Dezembro, das 09:00 às 20:00h em todo o estado a eleição que deverá definir a nova Direção e renovar a composição do Conselho Fiscal do sindicato.

A chapa 01, que representa a atual diretoria, tem a frente o atual presidente da entidade, Professor Júlio Pinheiro.

O Blog conversou com o jovem professor de História da Rede Estadual para entender sua história de lutas e ao mesmo tempo compreender seus compromissos hoje como Presidente do maior sindicato de trabalhadores e trabalhadoras do estado do Maranhão, o SINPROESEMMA.

A história do professor Júlio Pinheiro confunde-se com a de milhares de maranhenses que nascem em meio a uma dura realidade.

Menino pobre originado de uma família de pessoas simples conseguiu impor-se enquanto homem e percorreu os caminhos da luta e da vitória.

Nascido no povoado de Itans, no município de Matinha, distante 300 Km de São Luís, Júlio cresceu na roça e chegou a São Luís em 1976, morando sempre na área Itaqui-Bacanga.

A vida pública de Júlio Pinheiro começa exatamente em São Luís nas lutas em defesa do bairro Itaqui-Bacanga, à época com 50 mil moradores. Hoje o bairro tem mais de 350 mil pessoas habitando uma área ainda com graves problemas sociais e de infraestrutura.

Desde o movimento juvenil, Júlio Pinheiro sempre lutou em defesa da qualidade de vida das pessoas.

Júlio Pinheiro esteve na luta desde os idos 1988, exigindo melhorias no transporte público na área Itaqui Bacanga. Nesse período atuou no Movimento Estudantil e fundou o Grêmio do CEMA na 8ª Série e fundou o Grêmio ali também.

Júlio fez o Ensino Médio no Nerval Lebre Santiago, na Camboa, em 1990, período em que era Anexo do Liceu. Ali também ajudou a fundar o Grêmio Estudantil da escola.

Em 1996 entrou no Curso de História na Universidade Federal do Maranhão e atuou no movimento estudantil universitário. Como estudante de história, dirigente do Diretório Acadêmico de História, lutou à época em defesa da autonomia universitária em risco pelo avanço da ação neoliberal nas universidades públicas brasileiras.

Sobre a sanha pela luta Júlio Pinheiro diz que “A coisa está na veia, no sangue, essa disposição de defender os interesses da classe trabalhadora é minha vida e tenho isso como uma qualidade no meu comportamento social.”

Após a graduação foi aprovado em concurso público da Rede Municipal de Educação de São Luís e em seguida na estadual. Nessa posição logo entrou no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação.

Assumiu de início como Vice Presidente e pelo arrojo político e compromisso com as causa dos trabalhadores.

Hoje é Presidente do maior sindicato de trabalhadores no serviço público do Estado, o SINPROESEMMA e está à frente das grandes lutas que o Sindicato tem enfrentado nos últimos anos ao lado dos trabalhadores.

À frente da entidade Júlio Pinheiro é candidato à reeleição. Lidera um grupo de 73 pessoas que unidas e motivadas dirigirão a entidade pelos próximos 04 anos com grandes lutas como a aprovação do Estatuto do Educador e a garantia de direitos como Promoções, Progressões, Titulações, concurso público, o Plano Estadual de Educação e outras bandeiras atuais dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

Para Júlio Pinheiro “É gratificante e engrandecedor do ponto de vista pessoal porque essa é tarefa que me foi confiada por vários companheiros e companheiras e espero poder contribuir ainda mais com o processo organizativo e de luta da categoria.”.

Júlio disse também que “a defesa de pontos fundamentais como o direito ao reconhecimento e à valorização profissional é uma luta de todos nós.”.

Para Júlio, “o Sindicato e os trabalhadores tem ainda a responsabilidade de indagar às autoridades sobre os problemas que existem na educação do Maranhão e, de maneira firme e também tranquila, colaborar para que esse quadro insólito avance.”.

Nenhum comentário: