26 de dezembro de 2012

Cada vez mais antenado com o povo Flávio Dino também cobra mudanças no Ministério Público


Não. Flávio Dino não atacou o Ministério Público. Flávio Dino falou e fala de maneira legítima como cidadão brasileiro que goza plenamente seus direitos.

O desabafo de Flávio Dino vem no momento em o que ele se encontra em uma das fases mais lúcidas de sua vitoriosa trajetória de homem público.

Ilibada e comprometida com os melhores interesses republicanos, diria, sem medo de errar.

Jamais Flávio Dino se colocaria em algo em que não acreditasse e muito menos atacar por atacar, sem convicção. Não é seu perfil.

O que disse Flávio é a mais pura verdade. Reconhecida por membros de dentro do próprio Ministério Público.

É evidente que os poderes do ‘Guardião da Lei’ aqui no Brasil devem ser sim, questionados. Para melhor, sobretudo. Quem disse que não.

Flávio cita o caso do lento processo de investigação em torno da trágica morte do filho e que o Ministério Público ‘investiga’ a mais de 10 meses. Um caso em o Brasil inteiro e importantes lideranças políticas ficaram comovidas e por isso mesmo apóiam a luta de Flávio Dino por mudanças na legislação da Saúde no Brasil.

“Irei representar contra um Promotor que ‘investiga’ a morte do meu filho a mais de 10 meses.” Disse Dino, emendando que “Não cumprem prazos, investigam quando querem e quem querem, fazem diligências de ‘gaveta’ e secretas.”

Mas, não é só essa a reclamação contra a inoperância do Ministério Público. Existem muitas e de diversos tipos. Na maioria dos casos são feitas contra a ação, ou falta dela, de Promotores absolutamente ultrapassados, que transformam o Cargo de Promotor em Coisa particular e não pública, como se eles fossem meros advogados na defesa de seus ‘clientes’.

Como explicar, por exemplo, que o Procurador da República permaneça com o processo de cassação da Roseana e do Washington em suas mãos e não dá sequencia ao julgamento da ação que já chega ao tempo da metade do mandato?

Isso após insistentes pedidos da sociedade, parlamentares, partidos políticos e outros para acelerar o processo, que tem fim certo pela cassação, é o que dizem especialistas e até informalmente membros do Ministério Público.

A verdade, é que Dino é um homem autêntico, corajoso e defensor da boa prática republicana. E pra isso tem tido o mais amplo apoio popular.

O verdadeiro pensamento de Dino sobre o MP é “Respeito a instituição e seus bons membros, mas posso criticá-la e defender sua revisão, sem “ameaçar o Estado Democrático de Direito (sic)”.

É simples assim.


2 comentários:

Régina Galeno disse...

Mardem, sugiro que você aproveite e divulgue o teor da PEC de revisão do judiciário, proposta por Flávio Dino quando Deputado Federal, até hoje mantida na gaveta. Boa medida para mexer no vespeiro dos togados contraditórios.

Marden Ramalho disse...

Caríssima professora Régina. Boa sugestão. Acatada. Essa é um a luta da sociedafde brasileira e recebe o apoio enfático de homens como Flávio Dino.No mais, feliz 2013. Saúde e Paz p vc e os seus.