13 de outubro de 2010

4a Feira do Livro de São luís será em Novembro.



A um mês para o início da 4ª Feira do Livro de São Luís, a Fundação Municipal de Cultura (Func) faz os ajustes finais para a realização do evento. Foram mais de seis meses de muito trabalho para moldar o que poderá ser visto no período de 12 a 21 de novembro na Praça Maria Aragão. Este ano, o evento tem como patrono o jornalista, escritor e roteirista ludovicense José Louzeiro, que também é o autor do tema: “O Livro é guia e instrumento da sabedoria.

Além do patrono, a Feira do Livro também homenageará mais seis personalidades literárias e culturais do nosso estado. São eles: Reynaldo Faray, Maria Aragão, Carlos de Lima, Rosa Mochel, José Maria Ramos Martins e João Mohana.

Durante os dez dias de evento, a organização espera receber um público visitante de 250 mil pessoas e uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 3 milhões.

Criada através de Lei Municipal nº. 4.449 de 11 de janeiro de 2005, a Feira do Livro de São Luís busca promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimula a cadeia mediadora da leitura. Além de uma grande vitrine para dar visibilidade e valorizar a diversidade cultural maranhense e brasileira, veio consagrar a vocação natural de São Luís para a literatura e possibilitar ao público visitante a oportunidade de vivenciar um momento único que acontece somente uma vez ao ano.

ESTRUTURA - Este ano, a estrutura da Feira ocupará uma área de, aproximadamente, seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão e todo o seu entorno, as instalações do Espaço Cultural, a Praça Gonçalves Dias e o Centro de Formação do Professor (Semed), na Rua Rio Branco, que durante o evento se transformará na Casa do Professor, onde acontecerão cursos, palestras e oficinas para educadores.

No Espaço Cultural funcionará o ‘Espaço do Livro’. Cerca de 60 estandes, com estrutura adequada e ambiente climatizado, reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais. Ao lado do ‘Espaço do Livro’ funcionará o teatro Reynaldo Faray, o Espaço Biblioteca e a Praça de Alimentação.

Na Maria Aragão, serão instalados auditórios, estandes institucionais, tendas e salas climatizadas. Os estandes institucionais também participarão da programação, promovendo lançamento de livros, oficinas e exposições. Nesses espaços as instituições parceiras aproveitaram para estabelecer um contato mais aproximado com seu público de interesse e apresentar projetos e serviços prestados à sociedade.

PROGRAMAÇÃO - A extensa programação conta com cerca de 400 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para o público infantil e juvenil,distribuída em mais de 35 espaços, cada um com sua programação especial e direcionada para um público específico. Como é o caso do ‘Espaço Infantil’, que traz em sua programação contações de história, oficinas, espetáculos infantis, brincadeiras e jogos educativos.

Dentre os espaços mais visitados nas edições anteriores, destacam-se: a ‘Casa da Juventude’, com a programação voltada para o público jovem; o ‘Café Literário’, que se diferencia por aproximar o escritor do público em um bate-papo descontraído; e a ‘Casa do Escritor’, com o lançamento e relançamento de livros de escritores locais e de outros estados.

PARCERIA – O evento conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC-MA), Vale, Aliança Francesa, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (ALEM), Academia Maranhense de Letras (AML), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa - FUNC/São Luís

Nenhum comentário: