27 de outubro de 2010

Enquete realizada pela Rádio São Luís AM não pode ser considerada do ponto de vista científico



É claro que a enquete realizada pela Rádio são Luís AM contribuiu com a dinâmica eleitoral brasileira. Muito do que se faz hoje para abrilhantar mais ainda nosso processo eleitoral é sempre surpreendente. E isso acontece de uma maneira meio desorganizada, ou seja, cada um faz uma atividade e o processo é assim efetivado como tal.

Neste caso, a Rede Jovem Pan AM e o Grupo Zildeni Falcão, via Rádio são Luís AM, aplicou uma enquete em rede, realizada via telefone, nas centenas de emissoras espalhadas pelo país. A participação em São Luís foi de 390 ouvintes que puderam externar o voto para presidente da República ao vivo, para todo Brasil, na Rede de Rádios Jovem Pan AM. O resultado foi estrondosamente favorável ao tucano José serra.

Até aqui nenhuma novidade, pois sabe-se que nos debates sobre as modernas teorias da comunicação social afirmam que na formação do imaginário do público que compõe o rol de ouvintes das emissoras, passam processos de afirmação que chegam a construir nas pessoas a ideia de seguir o mesmo modo de ser ou aquele modo que é exposto na linha editorial da empresa/emissora que ouve. Para muitas pessoas, é quase como uma regra 2, um modo de vida mesmo. E isso se dá pela maneira eficaz como trabalham as áreas de marketing das empresas, que conseguem influenciar e manter certa ingerência na condução comportamental dessas pessoas. A Jovem Pan sabe fazer esse trabalho como muitos poucos no Brasil sabem.

Além disso, a posição do Sistema Jovem Pan é tem tendência a ter boa relação com a candidatura Serra. Isso até que é, digamos, normal, pois é pode ser apenas uma questão de negócios. Por mera coincidência o Governo do Estado de São Paulo seria um dos principais parceiros comercias da Jovem Pan na quele estado. São vultosos os contratos publicitários, sobretudo numa Rede de emissoras como é a Jovem Pan AM.

E é exatamente ali, na publicidade, que, subliminarmente, as mensagens sempre atuaram, e atuam, diariamente, no subconsciente dos milhões de ouvintes das emissoras que compõem a rede Jovem Pan. A influência é clara, e isso é certo, interfere no resultado de qualquer enquete. Penso que por perder o grau de imparcialidade necessária exigida para essa situações. Por isso mesmo é que o elemento enquete é considerado como método de captação de opinião não científico. Portanto, não confiável.

É verdade, não houve ali manipulação de ouvintes ou coisas do tipo. Mas é óbvio que a tendência do ouvinte da Pan é votar no Serra. Ademais, é como se, por acaso, a pesquisa tivesse sido realizada na Mirante AM. É claro que lá daria Dilma na frente, pela tendência da formação do pensamento do ouvinte Mirante. Ou se acaso fosse na Rádio Capital AM, o resultado seria pró Serra. É uma questão de lógica.

Uma vez mais digo, parabéns à Rádio São Luís e à Rede Jovem Pan pelo trabalho e a opportunidade que gerou a centenas de ouvintes. Ademais, se nem eles mesmos acreditam na eficácia científica do resultado da enquete, o que dirá o eleitorado brasileiro.

Um comentário:

ludovicensis disse...

Caro Marden Ramalho, poderíamos chamar essa enquete da Jovem Pan na verdade de mais uma enquete do "Seo Tuta", ou Senhor Jovem Pan, como é conhecido o jornaista e escritor Antonio Augusto Amaral de Carvalho, numa tentativa de repetir uma enquete realizada quando da eleição de Janio Quadros para prefeito de São Paulo.

Nessa época (1985), enquanto as pesquisas indicavam a vitória de FHC, a enquete da Jovem Pan, realizada em São Paulo, indicava que o eleito seria Janio.

Entretanto, hoje é uma situação diferente. O comando da campanha de José Serra já entregou os pontos e sabe que a derrota definitiva do projeto do PSDB é irreversível.

Então, "Seo" Tuta despachou reporteres da Jovem Pan para algumas capitais, numa tentativa de injetar ânimo na campanha do seu candidato.

Se olharmos a lista dos ouvintes que declararam voto em Serra na enquete em são Luis, dá pra ver que são os mesmos ouvintes que diariamente participam dos programso de rádio da afiliada da JP no Maranhão, tais como o "antonio carlos da ponta do farol" - ouvinte bloqueado na afiliada, mas consegiu participar da enquete, "pinheiro, do bairro de fátima", "carlos, do cohatrac" , e outros.

Agora, qual a repercussão da enquete? Se você pesquisar no Google, encontrará 286.000 resultados, na maioria provenientes de blogs de eleitores tucanos. No Twitter dá em torno de 1000 citações até hoje, ou seja repercute mais na própria Jovem Pan e afiliadas.