17 de outubro de 2010

Mesmo contrariado, PCdoB no Maranhão avalia que obteve vitória política e reafirma apoio total a Dilma



A direção estadual do PCdoB/MA divulgou ontem uma nota com uma primeira avaliação das eleições para o governo do Maranhão em que considera a candidatura de Flávio Dino vitoriosa politicamente “ao apresentar à população uma alternativa democrático-popular e obter a segunda colocação com o voto de 859.402 maranhenses(29,49%)”.

O partido diz que a coligação Muda Maranhão, formada ainda pelo PSB, PPS, militância do PT e dos movimentos sociais, “enfrentou um forte esquema político e econômico montado para tentar calar e aniquilar a oposição”. Diz também que houve uma “demonstração explícita de abuso de poder econômico e político”.

Os comunistas lembram o que qualificam de violência cometida contra o PT maranhense, que decidiu em encontro apoiar Flávio Dino mas teve a posição anulada pelo Diretório Nacional após forte pressão do senador José Sarney e da governadora Roseana Sarney

“Superando todas as adversidades a candidatura Flávio Dino elevou a bandeira da renovação e da mudança, conquistando adesões do povo em todo o Maranhão, mobilizando os movimentos sociais e construindo uma alternativa real democrática e popular ao poder oligárquico da família Sarney”, assinala ainda a nota.

Dilma – Mesmo contrariados com o apoio ostensivo de Lula e Dilma à candidata Roseana Sarney, os comunistas reiteram o apoio à presidenciável. “O PCdoB reafirma sua posição de apoio à eleição de Dilma Roussef, para que o Brasil continue no caminho certo do desenvolvimento com justiça social e soberania. Assim, conclama a militância a manter-se em campanha com o mesmo empenho e dedicação com que fez o primeiro turno.”

Partido Comunista do Brasil
Comitê Estadual Maranhão
Nota oficial

A direção do Partido Comunista do Brasil/MA divulga a presente nota com sua avaliação inicial das eleições 2010 para o Governo do Maranhão.

· O lançamento do nome do deputado federal Flávio Dino ao governo do Maranhão revelou-se uma decisão correta e necessária, colhendo um vitorioso resultado político ao apresentar à população uma alternativa democrático-popular e obter a segunda colocação com o voto de 859.402 maranhenses(29,49%);
· A Coligação Muda Maranhão(PCdoB,PSB, PPS, mais militantes do PT e movimentos sociais) enfrentou um forte esquema político e econômico montado para tentar calar e aniquilar a oposição. Sob a pressão do Palácio dos Leões juntaram-se 16 partidos políticos, a quase totalidade dos prefeitos, a imensa maioria dos deputados estaduais e federais, uma riquíssima estrutura econômica, numa demonstração explícita de abuso de poder econômico e político. Mesmo assim, a eleição em 1º turno de Roseana Sarney só se deu por uma maioria de apenas 0,08% dos votos e ainda assim num processo de votação e apuração sob graves suspeições, conforme relatório técnico produzido por especialistas renomados;
· Merece registro e repúdio a violência praticada contra o PT maranhense que em encontro democrático decidiu apoiar a coligação com o PCdoB, PSB e movimentos sociais, mas teve este resultado anulado por decisão da maioria dos membros da direção nacional para atender os caprichos e aquiescer às chantagens do Presidente do Senado, José Sarney, e da governadora Roseana Sarney;
· Superando todas as adversidades a candidatura Flávio Dino elevou a bandeira da renovação e da mudança, conquistando adesões do povo em todo o Maranhão, mobilizando os movimentos sociais e construindo uma alternativa real democrática e popular ao poder oligárquico da família Sarney.
· PCdoB, PPS, PSB, militância do PT e dos movimentos sociais escreveram uma bela página na história política maranhense que terá repercussões fundamentais nas lutas que virão. Para isso é necessário manter acesa a chama da renovação e da mudança, mobilizando o povo em defesa de um Maranhão de Todos Nós, fiscalizando o governo e exercendo com vigor o democrático direito de ser oposição;
· O PCdoB reafirma sua posição de apoio à eleição de Dilma Roussef, para que o Brasil continue no caminho certo do desenvolvimento com justiça social e soberania. Assim, conclama a militância a manter-se em campanha com o mesmo empenho e dedicação com que fez o primeiro turno.
· O PCdoB conclama, por fim, os partidos de esquerda, os movimentos sociais, as forças progressistas da sociedade, os homens e mulheres de bem a continuarem apostando e lutando por mudanças reais que elevem o Maranhão ao lugar de destaque que seu povo merece e suas condições naturais e econômicas permitem.
· À luta, com o vigor renovado.

São Luís, em 07 de outubro de 2010

Comissão Política Estadual

Nenhum comentário: