18 de abril de 2012

Audiência Pública na Câmara de Vereadores de São Luís vai discutir 'crise' na ALUMAR


O Vereador Geraldo Castro (PCdoB) conseguiu aprovar requerimento na Câmara de Vereadores em São Luís propondo a realização de Audiência Pública para discutir a situação da multinacional do Alumínio, ALUMAR, aqui no Maranhão.

O requerimento foi apresentado por solicitação feita em reunião com o Parlamentar, pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís, SINDMETAL, José Maria Araújo.

De acordo com o Vereador um elemento que fica claro, a priori, “é que se trata de mais uma das armações para garantir os mecanismos de alargamento das taxas de lucro da empresa e aumentar a exploração dos trabalhadores. Não podemos concordar com isso simplesmente.”

Para o vereador comunista, outra questão, a partir dos elementos levantados pelos trabalhadores metalúrgicos e seu Sindicato, é a possível “privatização do estado”, ou seja, empresas que são montadas a partir de subsídios diretos e investimentos de capital a baixo custo e ainda com subsídios fiscais concedidos pelo próprio estado. Eles têm explicações a dar a toda a sociedade.”

A Audiência não tem data marcada para acontecer, mas não deve demorar em função do clima tenso existente dentro da empresa entre os funcionários e os próprios diretores e chefetes menores.
Os trabalhadores estão em plena campanha salarial. As negociações caminham a passos de cágado.
A empresa, mesmo obtendo lucros astronômicos, continua dizendo que está em 'crise' e que pode fechar linhas de produção e não apresenta proposta real aos trabalhadores.


O presidente da CTB no Maranhão, Professor Júlio Guterres, que já foi Presidente do SINDMETAL nos anos 80, ironizou dizendo que “A ALUMAR só vai fechar no dia em quem o capitalismo deixar de existir ou não desejar obter mais lucro. Isso é fato.”

Júlio Guterres destaca também que “O que a ALUMAR quer é continuar produzindo alumínio e alumina explorando os trabalhadores a baixíssimo custo.” E continua Guterres: “Factoides desse tipo a empresa (ALUMAR) já fez em outros momentos. Não vai dar certo como não deu nas vezes anteriores.”


O presidente do SINDMETAL apresenta dados e informações que desmontam todas as declarações concedidas pelo CEO da ALCOA - América Latina, Franklin Feder, consideradas ‘mentirosas’ pelo SINDMETAL. E diz mais ainda que ” A audiência pública não é para bater palmas para a ALUMAR mas para denunciar a empresa e suas maldades contra os maranhenses.”

Os trabalhadores permanecem mobilizados e ameaçam até mesmo entrar em greve nos próximos dias caso as negociações não avancem.

“É a única forma, caso se esgotem as conversas na mesa de negociação. Os trabalhadores permanecem abertos ao diálogo e não vão abrir mão de formas legais usadas para garantir seus direitos.”, conclui Zé Maria Araújo.

Um comentário:

Marcos Paulo Rottchild disse...

Marden, parabens ao vereador geraldo castro, ao julio guterres e ao zé maria pela combatividade. são luis merece homens desse porte. parabens também pelo blog. to sempre aqui. abração.