25 de abril de 2012

CTB pode lançar chapa no congresso da FETAEMA encabeçada por uma mulher


Declarações do professor Júlio Guterres, Presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Maranhão, feitas ao Programa Educação é Notícia, na Rádio Educadora AM ( www.educadora560.com.br ), dão conta de que a CTB pode disputar a Direção da FETAEMA com chapa própria encabeçada por uma mulher.


Trata-se da trabalhadora rural, Socorro Nascimento, natural da comunidade quilombola Estiva dos Mafra, município de Mirinzal. Socorro já ocupara a Presidência da FETAEMA em 2008 e hoje é Vice-Presidente da CTB no Maranhão.

No programa, Júlio reafirmou o papel da Federação na luta política atual e na organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado e destacou a capacidade de luta dos trabalhadores rurais do Maranhão em buscar a unidade para combater as forças do atraso e fortalecer as mudanças estruturantes que o estado precisa fazer.

O sindicalista denunciou também o que seria considerado pelos próprios trabalhadores como “um abuso” praticado hoje pela entidade com as “intervenções nos sindicatos.”

De acordo com o professor Júlio Guterres, a FETAEMA tem sido acusada de “intervir” nos Sindicatos em cujas Diretorias atendam a interesses contrários aos da Federação. “Essa é uma prática do tempo em que o Estado intervia nos sindicatos. E que, portanto, deve ser abolida da vida nacional, sobretudo entre os trabalhadores. Isso precisa acabar.”, enfatizou Guterres, confirmando também que entre outros pontos que a CTB deve abordar no congresso, este é um dos que mais tem intrigado a Direção da Central no estado.


O 12º Congresso da FETAEMA acontece entre os dias 5 e 7 de Junho próximo, em São Luís. A expectativa é de que participem perto de 600 delegados eleitos em todo o estado.


A CTB deve participar ativamente da construção do Congresso e deve trabalhar com metas que chegam a mais de uma centena de sindicatos de Trabalhadores Rurais.

O Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão - acontece de 4 em 4 anos. No congresso os trabalhadores estudam, debatem e aprovam teses relacionadas às conjunturas política, econômica e social do País e do Estado.

Nenhum comentário: