21 de junho de 2012

Chaves tem larga vantagem sobre seus opositores e pode vencer mais uma na Venezuela

O presidente Hugo Chávez tem 34,8 pontos de vantagem sobre o candidato da oposição conservadora, Henrique Capriles Radonski, nas eleições presidenciais venezuelanas de 7 de outubro. Ontem (19) o instituto GIS XXI divulgou o resultado de sua pesquisa para o mês de junho, em que Hugo Chávez aparece com 57,8% das intenções de voto, contra 23% do seu principal oponente. O mesmo instituto havia divulgado os resultados do levantamento de maio, dando 56,5% contra 21%, respectivamente, para os dois candidatos.



Além do presidente Hugo Chávez, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que fez aliança com outras dez legendas, e de Henrique Capriles, da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), que representa 22 organizações políticas, há mais seis candidatos: Orlando Chirinos, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSL); Reina Sequera, pela organização Poder Trabalhista (PL); Yoel Acosta Chirinos, pela Vanguarda Bicentenária Republicana (VBR); Rafael Uzcátegui, pela Pátria Para Todos (PPT); María Bolívar, pelo Partido Democrático Unidos pela Paz e pela Liberdade (PDUPL) e Luis Reyes, pela Organização Renovadora Autêntica (ORA).

As eleições venezuelas são dirigidas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que divulgou recentemete haver 56 partidos políticos formalizados no país, sendo que 40 deles inscreveram ou manifestaram apoio a um candidato. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 1 de julho e termina em 4 de outubro. Estão aptos a votar 19 milhões de venezuelanos.

Outras pesquisas

O presidente Hugo Chávez, com seu programa de governo para o período 2013-2019 "Segundo Plano Socialista da Nação", detén a vantagem em todas as pesquisas de opinião divulgadas recentemente, embora as variações entre os números seja grandes:
- 30.11 Consultores - 57,8%
- ICS - 59,4%
- Hinterlaces - 51%
- Datanálisis - 43,6%

Nenhum comentário: