1 de agosto de 2012

Márcio Jerry estava certo quando reclamou da pesquisa Constat/TV Guará. Na Escutec, Edivaldo Holanda cresce, Tadeu cai e Castelo, mesmo na frente, tem maior rejeição

A reação do presidente do PCdoB em São Luís, Jornalista Márcio Jerry, questionando possível erro/manipulação na pesquisa
da ‘Constat’/ TV Guará, em São Luís estava mais que correta. Aliás, estava corretíssima.

Não demorou 24 horas e veio outra pesquisa que falou mais alto e apontou Holanda em seu devido lugar na corrida sucessória da capital.

Marcio Jerry reagiu assim aos números apresentados pela pesquisa da ‘Constat’: “Só ingenuidade, incapacidade analítica ou má fé, ou um pouco de tudo isso junto, pode achar que Edivaldo caiu.” Em tom professoral, ensinou Jerry: “O peso proporcional atribuído a cada bairro /região da cidade mostrará claramente que a ‘Constat’ errou feio quando quis jogar Edivaldo nos 11%.”.

Não deu outra.

Agora a pouco saiu o resultado de pesquisa da Escutec / O Estado do Maranhão. Nada de muito diferente no cenário geral das pesquisas. Os candidatos que ocupam as três primeiras posições permanecem nas mesmas linhas. Estranho? Não. O que acontece é que ainda estão dentro da capacidade de extensão/distensão de suas candidaturas. Esse movimento se revela no ‘estica encolhe’ das pesquisas.

Um amigo disse-me uma vez que os resultados de uma pesquisa, embora específicos, implicam muita coisa, inclusive em ‘manobras cirúrgicas’, guiadas com interesses calculistas.

Juliano Corbellini, Cientista Político e especialista em análises de números em eleições no Brasil, conhece bem São Luís e disse ontem em seu micro Blog no Twiter, disse hoje: “Eleição em São Luiz desenha segundo turno entre Edivaldo e Castelo. Tendência já aparecia em outras pesquisas.”.

Naturalmente, meu caro Juliano ‘Watson’ Corbellini.

O segundo turno em São Luís é previsível sim pois Castelo teria que tirar uma diferença de mais de vinte pontos para poder vencer ainda no primeiro turno. Missão impossível de ser cumprida, sem dúvida, sobretudo considerando que Castelo é rejeitado por metade da cidade. Com efeito, definitivamente Castelo não tem condições de reverter esse quadro.

Juliano Corbellini aproveita então e vai além do senso comum, profetizando: “E o grupo Sarney começou com Washington, e já começa a aposta desesperada em Castelo.”.
Será? Não duvidem.


O Cientista e analista criticou ainda o tratamento dado pelo jornal EMA em dois casos, a dois candidatos. Disse então Corbellini : “Estado do Maranhão ridículo: "Washington PT/Sarney crescimento expressivo (2p) Edivaldo crescimento abaixo da margem de erro (2,4p.)".” Aqui, o incrível é o texto, construído com ardil, e que dá o tom do papel que tem o jornal na campanha do candidato do grupo Sarney.

Observem o emprego dos termos “expressivo” e “abaixo da margem de erro”.
Ora, embora pequeno, Edivaldo cresceu 2,4% e Washington 2,0%, portanto, Edivaldo até mereceria o termo “abaixo da margem de erro”, mas definitivamente Oliveira não mereceria em qualquer hipótese, o termo “expressivo”.

Por fim Corbelline cobra a segunda parte da pesquisa que pode ter sido ocultada: “E o jornal "O Estado do Maranhão" não publicou segundo turno, em que Edivaldo vence Castelo, segundo todos os institutos.”, detona Corbelline.

A campanha segue sem grandes alterações. Nos próximos dias tem mais pesquisas. As informações que chegam é que sábado teremos uma pesquisa da Exata e Domingo outra da Amostragem/ Jornal Pequeno.

É aguardar.

Veja números da campanha.

Aceitação


Rejeição



Nenhum comentário: