24 de outubro de 2013

Maconha a 'dois contos' o grama no Uruguai

Parlamento Uruguaio deve votar pela legalização total
O governo do Uruguai pretende iniciar a venda de maconha em lojas controladas pelo Estado a partir do segundo semestre de 2014. O preço será fixado em torno de um dólar por grama (R$ 2,17, na cotação da última sexta), segundo Julio Calzada, secretário-geral da Junta Nacional de Drogas.

Calzada, que deu entrevista ao jornal uruguaio "El País", disse que a quantidade é suficiente para elaborar "um cigarro grosso ou dois ou três mais finos". O secretário disse ainda que a maconha a ser vendida terá entre 5% e 12% de THC. Cada usuário que se cadastrar poderá comprar até 40 gramas por mês.

O projeto do governo uruguaio que pretende legalizar a venda da droga foi aprovado na Câmara dos Deputados em julho e aguarda votação no Senado. Como a presidência do país acredita em uma nova vitória, já trabalha para colocar o sistema em funcionamento.

O objetivo da proposta é tirar o mercado dos narcotraficantes, como defendeu o presidente José Mujica em seu discurso na Assembleia Geral da ONU. O cultivo para uso próprio também será liberado, caso a lei seja aprovada.

Segundo Calzada, o Estado irá "oferecer um lugar seguro para comprar e um produto bom pelo mesmo preço. O mercado ilegal tem muito risco e má qualidade".

Estimativas oficiais apontam que 120 mil uruguaios usam a droga ao menos uma vez por ano. O país tem cerca de 3,4 milhões de habitantes.

Fonte: Governo do Uruguai venderá maconha por R$ 2 o grama, diz secretário

Nenhum comentário: