15 de outubro de 2013

Novo Presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, diz: "“O sentimento de virar a página e ter uma nova experiência no governo do Maranhão é majoritário."

A Conferência do PCdoB no Maranhão aprovou o lançamento da pré-candidatura de Flávio Dino ao governo do estado do Maranhão.

Em entrevista ao Portal Vermelho o presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, afirmou que a pré-candidatura de Dino reflete o espírito mudancista predominante em todas as regiões do Maranhão.

Da redação do Vermelho, Mariana Viel
Novo Presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry

“O sentimento de virar a página e ter uma nova experiência no governo do Maranhão é majoritário. Há uma fadiga absoluta do grupo Sarney que tem a hegemonia política no estado, desde o longínquo ano de 1975”.

O dirigente explicou que o PCdoB mantém um debate no estado com vários partidos, alguns deles inclusive com opções diferentes no plano nacional. Ele afirma que a prioridade dos comunistas maranhenses é a busca por uma ampla aliança com partidos e movimentos sociais em torno da unidade do nome de Flávio Dino.

Entre os partidos que já manifestaram apoio à pré-candidatura de Dino estão o PTC, o PSB, o PDT, o Solidariedade, o Pros e o PP. O presidente estadual do PCdoB explica que os recentes diálogos com o PT no estado também indicam o apoio da partido à candidatura comunista. “Queremos e reivindicamos o apoio do PT, mas ainda não há nada de concreto da direção nacional. Duas chapas do que participam do PED [Processo de Eleições Diretas] do PT no Maranhão defendem abertamente a coligação com o PCdoB. Buscamos uma ampla unidade em torno do nome de Flávio Dino”.

Ainda segundo Márcio Jerry o PSDB, o PPS e o PR também estão discutindo internamente a possibilidade de integrarem a coligação. A existência de candidatos ao governo estadual que abrigam em seu palanque nomes e partidos que disputam entre si a presidência da República não é novidade nas eleições do Maranhão. Em 2010, a atual governadora Roseana Sarney recebeu o apoio do PT, através da então candidata Dilma Rousseff, e do tucano José Serra.

Durante a Conferência estadual, o PCdoB lançou uma conclamação para a consolidação de uma ampla unidade que recebeu o nome de ‘Partido do Maranhão’. “Nosso foco é aliar o maior número possível de forças que queiram assegurar a alternância democrática no governo maranhense”.

A despeito de seu território privilegiado, sua costa marítima gigantesca e de um incipiente parque de infraestrutura, o Maranhão amarga alguns dos piores indicadores do país. O estado é segundo colocado na taxa de mortalidade infantil e possui a segunda menor taxa de expectativa de vida. “Podemos ver nessas duas pontas o retrato dramático da espoliação econômica que o Maranhão foi submetido ao longo desse período. Uma pilhagem continuada que ‘bilhonarizou’ um grupo e empobreceu o estado. Dizemos sempre que o Maranhão é um estado rico com um povo pobre e devemos exatamente reverter esse paradoxo. Precisamos transformar essa riqueza e esse potencial em um estado com distribuição de renda e igualdade social”.

O dirigente estadual aponta ainda que há cerca de dois anos todas as pesquisas realizadas no Maranhão mostram a sentimento população de mudar a cena política do estado. “Mais de 80% eleitores pesquisados por diversos institutos manifestam esse desejo. Dependendo do cenário, Flávio Dino de mais 50% do apoio dos eleitores maranhenses. Faltando pouco menos de um ano para as eleições existe um favoritismo imenso pela candidatura oposicionista liderada por Flávio Dino”.

Fonte: Portal Vermelho Maranhão

Nenhum comentário: