10 de outubro de 2013

São Luís está entregue ao crime

Sensação de insegurança?
Não há como negar o medo que reina na cidade de São Luís do Maranhão nesse momento.

Sim. São Luís está com medo.

Imaginem a cena. Caminhando pelas ruas da movimentada Rua Grande, repleta de clientes e transeuntes de todo tipo, passeando pelas calçadas, espremendo-se nas lojas abertas, pechinchando com vendedores em plena euforia com as vendas.

A cena hoje é completamente diferente.

A cidade está vazia.

O motivo é que a cidade estaria sob a ameaça direta do crime organizado.

Graves acontecimentos aterrorizam e ao mesmo tempo reforçam um sentimentos de 'desproteção' no meio do povo. As pessoas sentem-se desprotegidas e sem apoio.

O que é mais grave é que autoridades de segurança, amparadas no PIG do Maranhão, insistem em escamotear a realidade para esconder a falência do sistema de Segurança Pública, sobretudo no que se refere ao enfrentamento direto ao crime e às ações desencadeadas por ele.

Não se trata aqui de tocar fogo na situação já ‘explosiva’.

Os fatos já são de amplo conhecimento popular.

As pessoas estão agora aflitas, aterrorizadas, trancadas em suas casas e apartamentos, com medo de represálias dos criminosos ou alguma reação desse tipo.

Muitas têm apenas as Redes Sociais para falar e trocar informações.

Independente de ter havido ou não arrastões alguém precisa responder aos graves ataques à cidade e aos seus cidadãos e cidadãs nas últimas horas.

Ou vai-se continuar negando o ambiente de medo?

Nesse momento a capital do estado está como a série da National Geografic, ‘O Mundo Sem Ninguém’.

Vazia.

A cidade está 'dominada'


Aliás Acuada, fechada, amordaçada, temerosa, trancada em casa e sem nenhuma mensagem de reação do poder público ou comunicado público à imprensa ou qualquer fala oficial com explicações sobre os acontecimentos.

Quem já chegou em casa está tranquilo. Quem não chegou está a mil para descansar e se sentir mais seguro perto da família.

O governo do Estado limitou-se a uma entrevista coletiva concedida pelo Secretário de Segurança Pública.

Ao mesmo tempo em que dizem que está “tudo tranquilo”, quem anda agora pelas ruas e avenidas é que vê a diferença entre tranquilidade e situação de pânico.

Sobre os boatos,  não é boato que o transporte público vai parar a partir das 19:00 de hoje, 10? Não é boato que a maior parte da Rede de ensino do Estado e da Capital está fechada? Não é boato que o comércio parou na maior parte da cidade ou que os carros estejam nas garagens, alguns ônibus incendiados, passageiros espancados e outras barbaridades.

Assim está São Luís.

E agora?

Nenhum comentário: