15 de abril de 2014

Comunidade escolar do Cintra pede afastamento de Diretor

Estudantes, professores e pais de alunos procuraram a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINPROESEMMA) para denunciar o diretor do Centro Integrado Rio Anil (Cintra), Arnaldo Costa.

A comunidade escolar aproveitou a presença do presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira(9), para cobrar o afastamento do gestor escolar.

A escola é controlada pela Fundação Nice Lobão e tem cerca de sete mil alunos matriculados. Os professores denunciam que o diretor Arnaldo Costa está há quase 20 anos à frente da direção da escola, impondo um modo de trabalho antidemocrático, o que tem incomodado a comunidade escolar.

A professora do Ensino Fundamental, Jaqueline da Silva, é uma das educadoras que está sendo perseguida pelo diretor Arnaldo no ambiente de trabalho. Querida pelos alunos e pais, Jaqueline é reconhecida na escola pela dedicação ao trabalho, porém está sofrendo as agressões por parte de Arnaldo. Entre as acusações estão tentativas de retirá-la de sala de aula e intimidações verbais nos corredores das salas.

As atitudes do diretor Arnaldo recebem o repúdio dos alunos da professora. Na escola e na internet, muitos já declararam apoio à professora, inclusive com mensagens dizendo que vão parar a escola, caso a professora seja transferida.

Mães e pais também estão preocupados com os desdobramentos das perseguições na escola e temem que seus filhos sofram com as medidas impostas pela gestão da escola, como reprovações e expulsões. Um deles é o Paulo Lobato, de 48 anos, que têm dois filhos estudando na escola, e procurou o Sindicato para solucionar o problema. Segundo ele, até ameaças de prisão já foram feitas por parte da direção da escola contra um de seus filhos, que dirige o grêmio estudantil da escola. “Nem na época da ditadura militar vimos tantas atitudes antidemocráticas como vemos no Cintra”, destaca.

O presidente do SINPROESEMMA, Julio Pinheiro, se solidarizou com a comunidade escolar e solicitou cópias da denúncia contra o gestor que tramita no Ministério Público Estadual, para que a entidade possa conhecer melhor a situação. Para o dirigente, a atuação de gestores sem compromisso com a educação é comum no estado e terá fim com as eleições diretas para o cargo. “Vamos ter eleições para o cargo de diretor de escola, conquista do SINPROESEMMA após duas greves e esperamos que a comunidade escolar vote em educadores comprometidos com a educação”, afirma.

Fonte: SINPROESEMMA

Nenhum comentário: