4 de abril de 2014

SINDEDUCAÇÃO vive bom momento e reafirma luta para garantir cumprimento do Acordo de 2013 e avançar mais em 2014

Sindicato é de luta e vive novo momento
A luta que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Luís tem feito para garantir a valorização e o respeito do poder público a todos os profissionais tem sido uma das marcas da gestão atual do SINDEDUCAÇÃO.

Não se trata apenas de discutir questões salariais, mas de definir uma linha equilibrada que avance e promova a qualidade processo ensino-aprendizagem no município, mas ao mesmo tempo abra para os trabalhadores a perspectiva de melhorias na sua condição funcional.

Vale lembrar que os trabalhadores em educação do Brasil inteiro estão em Campanha Salarial.

Professora Elizabeth Castelo Branco faz a defesa dos trabalhadores
Na Campanha tem-se o índice de reajuste salarial e busca-se estabelecer o diálogo sobre o conjunto da pauta apresentada pelos trabalhadores.

A presidente do SINDEDUCAÇÃO, Professora Elizabeth Castelo Branco, junto com a maioria dos trabalhadores da Rede Municipal, convocou Assembleia Extraordinária para o próximo dia 11 de Abril para tratar de forma transparente com os trabalhadores a questão.

Na Assembleia os trabalhadores devem ouvir do sindicato a resposta da prefeitura sobre o percentual de reajuste para 2014 e definir também os encaminhamentos a serem tomados para melhor garantir aquilo que interessa aos trabalhadores e trabalhadoras.

O reajuste definido pelo MEC que incide sobre os salários da educação para 2014 ficou em 8,32%.

O Blog fez breve levantamento e apurou que nos municípios em que já foi concedido o reajuste há números menores que o índice do MEC e outros que superam em um a um ponto e meio em média o valor oficial.
Trabalhadores na luta para garantir direitos

Em Lago da Pedra o reajuste foi de 5%, em Lago dos Rodrigues 8,32%, em Lago do Junco 4%, em Peritoró 8,32%, em Balsas 10% e por aí vai.

O índice no Maranhão para os trabalhadores da Rede Estadual foi de 8,32%.

O SINDEDUCAÇÃO acrescenta a importância do cumprimento do Acordo assinado em 2013 entre trabalhadores e prefeitura, em que ficou definido um calendário que garantia o pagamento de demandas históricas acumuladas após sucessivas gestões que optavam sempre por rasgar aquilo que fora acordado em mesa de negociação.
Professora Elizabeth

E é bom ficar claro que em 2013 enquanto o sindicato encaminhou proposta de reajuste com base nos números oficialmente apresentados pelo MEC, correspondendo ao reajuste do valor aluno/ano do FUNDEB, de maneira irresponsável alguns ‘cabeças de vento’ propuseram incríveis 47,95% de reajuste, mas na hora de fazer a defesa concreta da proposta se acovardaram e correram da luta.

O índice final ficou em 9,5% graças à luta liderada pelo SINDEDUCAÇÃO.

“Mais uma vez os trabalhadores por meio de seu sindicato estão abertos ao diálogo sério e responsável, e que seja um diálogo que valorize os profissionais da Rede Municipal de educação e garanta seus direitos.”, enfatiza a Presidente do Sindicato, Professora Elizabeth Castelo Branco.

Nenhum comentário: