27 de março de 2014

Unidos e fortes, Sindicatos reivindicam melhorias na Alumar/Alcoa no Brasil e outros países

A Rede de Sindicatos Globais da Alcoa – que reúne sindicatos de trabalhadores do grupo em todo o mundo – realizará uma semana (1 a 4 de abril) de movimentos reivindicando melhorias no tratamento, salários e benefícios dos empregados, realizando manifestações, panfletagem e ações em várias unidades.

Em São Luís, o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal) reclama o atraso no pagamento do reajuste salarial de 2014 da categoria, que tem data-base em 1° de março, mas teve a discussão suspensa pela Alumar/Alcoa, que alega não possuir proposta de reajuste para os empregados.

Zé Maria, do SINDMETAL
Para o presidente do Sindmetal, José Maria Araújo, essa medida representa prejuízo aos empregados, que não têm o poder de compra recuperado ao longo de um ano de trabalho, e afirma que a empresa descumpre a promessa de manter empregos e produção, em contrapartida aos incentivos fiscais recebidos do Governo, como a compra de energia a menor custo.

“Ainda amedronta os trabalhadores, usando a justificativa do desligamento de fornos, o que não serve de motivo para impedir o pagamento de direitos do empregado, que continua prestando o serviço e custeando todas as contas da empresa, enquanto as suas próprias contas se acumulam”, destaca.

A entidade pede 15% de reajuste, mais um cartão alimentação. “Exigimos o esclarecimento sobre o atraso na negociação e falta de pagamento do ganho real, pois a perda dos trabalhadores aumenta a cada dia com a inflação do período”, afirma.

Nenhum comentário: