A Fundação Maurício Grabois (FMG) promoverá pelo menos três eventos durante a passagem da SBPC por São Luís entre os dias 22 e 27 de Julho, no Campus da UFMA, no Bacanga. Todos compondo oficialmente a Programação da 64ª Reunião anual.
O primeiro é no dia 24 de Julho, quando a Fundação Coordenará a Mesa: “Renato Archer, 90 anos: legado e atualidade”, cabendo a Fábio Palácio de Azevedo, jornalista, Doutorando pela PUC/SP e Diretor Nacional da FMG, os trabalhos de Coordenação da Mesa.
A proposta é da Fundação Maurício Grabois, realizada em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, a Secção Regional maranhense da SBPC e o Instituto de Estudos e Cooperação Internacional (Iecint) e a atividade é para homenagear Renato Archer.
O físico Rex Nazaré, ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM), o jornalista Álvaro Rocha Filho, organizador de livro sobre a trajetória de Renato Archer e ainda o também físico e Vice-Reitor da UFMA, José Antônio de Oliveira, deverão compor a Mesa.
Já no dia 25, acontece o debate em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), “Os 40 anos da Guerrilha do Araguaia e a Comissão da Verdade”., tema que relaciona e aprofunda as investigações sobre violações de direitos humanos perpetradas por agentes do Estado brasileiro entre os anos de 1946 e 1988.
Na Mesa, as presenças de Paulo Fonteles Filho, membro do Grupo de Trabalho do Araguaia, instituição intergovernamental com vértice no Ministério da Justiça, e o Professor Romualdo Pessoa Campos, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás e membro da Comissão de Altos Estudos do “Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)”, instituição vinculada ao Arquivo Nacional.
Finalmente, dia 26, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos, acontece o debate “Ignácio Rangel e os 50 anos de A inflação brasileira”.
A Mesa será conduzida por Elias Jabbour, Doutor em Geografia pela USP e autor do livro China Hoje – Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado; Além de Raimundo Palhano, economista e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, e também de Moacir Feitosa, também economista, mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará.
A Fundação Maurício Grabóis deverá divulgar em breve os locais onde os eventos ocorrerão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário